segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Decreto corrige promoção para quem faz concurso na PM e nos Bombeiros

No dia 8 de fevereiro foi publicado, no Diário Oficial, o decreto corrigindo as promoções dentro da Policia Militar e Bombeiros. A ideia é valorizar quem faz concurso dentro da corporação, para que esses profissionais não saiam prejudicados com a diminuição do tempo de serviço necessário para promoção, conseguido através de Indicação Legislativa do deputado Zaqueu Teixeira.

Leia abaixo o decreto:


Decreto nº 43.455 de 07 de fevereiro de 2012

ALTERA DISPOSITIVOS DOS DECRETOS Nº 22.169, DE 13 DE MAIO DE 1996, Nº 7.766, DE 28 DE NOVEMBRO DE 1984, E Nº 4.582, DE 24 DE SETEMBRO DE 1981, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e tendo em vista o que consta no processo nº E-09/0005/2500/2012,

DECRETA:

Art 1º - O art. 4º do Decreto nº 22.169, de 13 de maio de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 4º Os Cabos e os 3º, 2º e 1º Sargentos, Policiais Militares e Bombeiros Militares, promovidos a estas graduações por tempo de serviço, de acordo com as presentes normas, só poderão obter nova promoção, por este mesmo critério, após intervalo mínimo de 01 (um) ano, desde que satisfeitas as demais exigências, não se admitindo promoções sucessivas, ressalvado os casos de ressarcimento de preterição já previstos nos Decretos nº 4.582, de 24.09.81, e 7.766, de 28.11.84.

Art. 2º - O art. 11, inciso II, item 1, alínea "c" e item 2, alínea "c", do Decreto nº 7.766, de 28 de novembro de 1984, passam a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 11 - (...)
II - (...)
1 - (...)
c) 3º Sargento para 2º Sargento - três anos na graduação.
2 - (...)
c) 3º Sargento - dois anos (...)"

Art. 3º - O art. 11, item 2, alínea "a", terceiro item, e alínea "b", terceiro item, do Decreto nº 4.582, de 24 de setembro de 1981, passam a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 11 - (...)
2 - (...)
a) (...)
- 3º Sargento BM - três anos na graduação.
b) (...)
- 3º Sargento BM - dois anos (...)

Art. 4º - Para as promoções à graduação de 2º Sargento da Polícia Militar, da QPMP-0 (Combatente), regidas pelo Decreto nº 7.766, de 28 de novembro de 1984, será organizado , apenas, Quadro de Acesso por Antiguidade, e o limite quantitativo para organização do referido Quadro será o efetivo previsto para a graduação de 3º Sargento, exclusivamente para as promoções de 13 de maio de 2012.

Art. 5º - Os Policiais Militares e Bombeiros Militares de qualquer graduação, com excessão dos Subtenentes , promovidos em decorrência de quadro de acesso, que forem ultrapassados por mais moderno, em suas graduações, pelo critério de tempo de serviço, serão promovidos em ressarcimento de preterição, a contar da mesma data dos promovidos pelo tempo de serviço, ficando excedentes sem ocupar vagas, não sendo necessário o cumprimento do tempo mínimo na graduação e serviço arregimentado para a promoção prevista neste artigo.

Art 6º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogados os parágrafos do artigo 4º do Decreto nº 22.169, de 13 de maio de 1996, e as disposições em contrário, retroagindo os efeitos das alterações estabelecidas nos artigos 2º, 3º e 4º deste Decreto para 16 de novembro de 2011 e as demais disposições para 11 de janeiro de 2012.

Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2012

SÉRGIO CABRAL

188 comentários:

  1. Parabens, pelas iniciativas para beneficiar as categorias tão sacrificadas como os Bombeiros e PMs.

    Estamos juntos na defesa dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite nobre deputado, venho mui respeitosamente pedir que o senhor acabe com a discriminação que há no curso de aperfeiçoamento de sargento ( C A S ),no bombeiro do est. do RJ, quando chega o tempo de 20 anos do policial combatente ser promovido , a 1º Sagento eles são relacionados e fazem o curso para serem promovidos com os devidos 30%, PERGUNTO : Porque que na policia militar do Est. do RJ TEM QUE FAZER PROVA !já que sofremos tanto porque o bombeiro é previlegiado sendo da mesma instituição ?

    ResponderExcluir
  3. sou sgt do cfs 2005, promovido em 06/10/2006, fui promovido na frente dos 54,55,56,57,58 e 59 mil, com esse decreto novo, TODOS SAIRÃO 2 SGT NA MINHA FRENTE. O ressarcimento de preterição é só para os 2º sgt já promovidos, conforme consta no bol da pm 030 - 13 02 12 pág. 42. Solicito ao nobre Deputado que verifique a situação do CFS 2005 que ficou PREJUDICADA.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, até agora não entendi bem esse decreto. Gostaria que o Deputado explicasse para nós.
    Meu caso:
    Sou Sgt do CFS de 2001, e 2º Sgt de 2007. Ou seja,(sou de curso)e estou à 5 anos na graduação de 2ºSGT. Não possuo o CAS, mas faço 25 anos neste ano. Como será essa promoção à 1º SGT e à Sub Ten ? Fico no aguardo de uma explicação.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Explicando: o decreto se enquadra nos casos em que o policial e o bombeiro, em razão da nova regra que foi originada da nossa Indicação Legislativa, que se tornou norma através de decreto do governador Sérgio Cabral, deve ser promovido em razão do tempo de serviço e ele, mesmo sendo 2 sgto de curso por ter mais de 20 anos deve receber promoção a 1o sargento e quando fizer 25 anos deve ser promovido a suboficial. Ou seja, na pratica, será promovido duas vezes no mesmo ano indo de 2o sargento a suboficial. Esse foi o grande ganho p os policiais e bombeiros tiveram de imediato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deputado, Boa Noite! A minha dúvida e referente ao parágrafo 5º do DECRETO Nº 43.455 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012, no que se refere a "promovidos em decorrência de quadro de acesso", estão alegando que os 3º SGT promovidos por término de curso (mérito intelectual) não se enquadram nessa situação, assim sendo não serão promovidos a 2º SGT, quando os mais modernos forem promovidos a 2º SGT por tempo de serviço. O Senhor poderia me esclarecer essa situação.

      Excluir
    2. Senhor deputado, Porque o 2ºsargento de CURSO ESPECIAL com mais de 25 anor de serviso após o CAS não pode ser promovido diretamenete a Sub Tenente? Esses homens didicaram sua vida a PM, em muitos casos não tiveram como fazer o CAS ante por muitos motivos dentre eles o custeio de sua familias com verbas extras orindas de seguranças e outros trabalhos dignos. Por favor pesso q isso seja revisto. Um grande abraço e parabens pelo Homem digno e parlamentar exemplar que o senhor é...Muito obrigado por tudo.

      Excluir
    3. senhor nobre Deputado, hoje dia 07 de junho de 2013, rola um comentário que esta sendo feita outra indicação legislativa , quer dizer um novo decreto na quebra do interstício doa praças.04 anos para cb pm ou bm.08 anos pata 3º Sargento.12 anos para 2º sargento e 20 anos para SUB TEN. quero saber se isso é verdade. 1º sgt bm 90 . PLANO DE CARREIRA. INJUSTIÇADO E ULTRAPASSADO POR MILITARES COM MENOS TEM NA GRADUAÇÃO.QUE FOI ULTRAPASSADO PELOS NOVOS SUB TEN . SERÁ QUE NOSSO GOVERNADOR VAI CORRIGIR ESSE ERRO NA HIERARQUIA? COM A PALAVRA NOSSO NOBRE DEPUTADO ZAQUEU.

      Excluir
  6. Agradeço a iniciativa dos deputados e em especial ao Dep Zaqueu Teixeira, por ter respondido de forma clara e carinhosa esse tal decreto para nós. Anônimo do dia 16 fev 2012.

    ResponderExcluir
  7. Deputado, Boa Noite! A minha dúvida e referente ao parágrafo 5º do DECRETO Nº 43.455 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012, no que se refere a "promovidos em decorrência de quadro de acesso", estão alegando que os 3º SGT promovidos por término de curso (mérito intelectual) não se enquadram nessa situação, assim sendo não serão promovidos a 2º SGT, quando os mais modernos forem promovidos a 2º SGT por tempo de serviço. O Senhor poderia me esclarecer essa situação.

    ResponderExcluir
  8. Parabens nobre deputado, eu e a grande maioria de policiais estamos agradecidos !

    ResponderExcluir
  9. BOA NOITE DEPUTADO, PEÇO AO SENHOR QUE ACABE COM A PROVA PARA TER DIREITO DE FAZER O C.A.S NA PM RJ, NO QUAL DÁ HABILITAÇÃO AO POLICIAL MILITAR A SER PROMOVIDO A GRADUAÇÃO DE 1º SARGENTO. VEJO HOJE COM A EVOLUÇÃO NOS CURSOS PARA CABOS E ETC... VIA INTERNET QUE SÃO HOJE ADOTADOS NA PM RJ , E ASSIM EVITA RECOLHER OS POLICIAIS DAS RUAS OU ADMINISTRAÇÕES NA MANUTENÇÃO DA ORDEM PUBLICA ! NO MEU VER OS POLICIAIS DE MODO GERAL GRADUADOS A 2º SGT QUE CHEGAM A 20 ANOS COM A FICHA DICIPLINAR COM COMPORTAMENTO NO MINIMO BOM ,E DEDICADOS A MANUTENÇÃO DA ORDEN PÚBLICA DEVERIAM GANHAR O DIREITO DE FAZEREM O C A S. POIS SE O NOBRE DEPUTADO OBSERVAR OS POLICIAIS MILITARES SEJAM OS QUE PRESTARAM PROVA PARA SEREM PROMOVIDOS A SARGENTOS,OU POLICIAIS MILITARES QUE FORAM PROMOVIDOS POR TEMPO DE SERVIÇO , AMBOS DESENPENHAM O FATOR PRIMORDIAL QUE É MANTER A ORDEN PÚPLICA. E QUANDO VÃO TROCAR TIROS COM MARGINAIS DA LEI,OU OCUPAÇÃO EM FAVELAS ,PATRULHAMENTO ,ETC... SE TORNAN UMA SÓ TROPA DE COMBATE!!!, E DIANTE DAS ATENÇÕES QUE O SERVIÇO DO PM NECESSITA ACHO QUE SERIA SIM DIGNO CONCEDER O C A S, A TODOS OS PM QUE COMPLETAREM 20 ANOS.COMO JÁ DITO ANTERIORMENTE.OBRIGADO PELA ATENÇÃO E O AGRADEÇO POR OLHAR POR TODOS NÓS, AGUARDO UMA RESPOSTA O MAIS BREVE ,POIS TENHO CERTEZA QUE TODOS OS POLICIAIS FICARÃO AINDA MAIS FELIZES !!!!!, DESCUPA POR NÃO ME IDENTIFICAR-ME.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite deputado, no Corpo de Bombeiros os Cabos não estão sendo indicados para ressarcimento de preterição, sou mais antigo por término de curso, e os cabos mais modernos do que eu, irão a 3º Sgt na minha frente. Foi publicada uma nota na corporação informando que por enquanto os cabos não tem direito até que se tenha um parecer. Acho isso uma injustiça, pois os cursados são mais antigos que os por tempo de serviço. Gostaria de saber o que vai ser feito em relação aos cabos da PM e BM, já que no decreto diz, que o militar de qualquer graduação, não se aplica também aos cabos cursados? Por favor gostaria que o senhor desse um parecer sobre isto.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou CB cursado do Cbmerj... e com isso tudo, to vendo militares que eram soldado qdo entrei me ultrapassar..
      como fica a situação dos Cabos da saude e outras Qbms da corporação ?
      injustiça total...

      Excluir
  11. Por favor Deputado, sei que o Senhor é um Homem ocupado, mas tente responder as nossas perguntas, pois só tem,os os senhores para nos amparar, neste momento. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos respondendo! Qualquer dúvida deixe aqui e faremos contato! Abraço

      Excluir
  12. Deputado, boa noite. Venho antes de mais nada agradecer por tudo aquilo que o senhor tem feito por nós, policiais e bombeiros militares, dizer que reconheço a imensa preocupação do senhor em corrigir a falha que havia no decreto no que diz respeito às promoções dos cursados. No entanto, embora o decreto do senhor tenha por finalidade reconhcer o esforço dos militares aprovados nos cursos internos, devido à uma má interpretação de nossos coronéis, os Terceiros Sargentos cursado estão excluídos desta correção, ou seja, teremos 3º sargento de curso sendo ultrapassado por 3º sargento por tempo, sendo que de mesma turma de ingresso na corporação, é isto mesmo, quem foi promovido este ano por curso só será promovido daqui há 3 anos e quem foi promovido este ano por tempo será promovido ano que vem, um verdadeiro absurdo!!! Hoje é melhor ser promovido por tempo do que por curso. Por favor, nos ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos verificando esse problema junto à PM e ao Corpo de Bombeiros. Assim que tivermos retorno avisarei aqui no blog. Abs

      Excluir
    2. tercereba vc é muito recruta para querer galgar uma graduação superior, sem estar preparado para comandar uma patamo, amigo o que falta a vcs é tempo de serviço para se aprimorar na rua e deixar esses gabinetes, policial tem que ser de rua, seções tem que ser de pessoas contratadas pela policia ,sairia mais barato para o estado, pois o que a população precisa é de policia na rua e não querendo promoção sem ter requisitos, para ficar atrás dos planos de carreira , que esses sim são guerreiros e combatem na rua, abraços a todos, nada pessoal. policial descontente.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente meu bom dia! SR deputado.
    onde se lê. "promovidos em decorrência de quadro de acesso" leia se. promovidos por pertencer ao quadro de acesso.
    Bastaria isso para q uma enorme injustiça não estive acontecendo pois da forma como consta os 3°sgt estão excluídos da promoção por ressarcimento de preterição. Cabe ressaltar q somos cursados como os segundos sargentos e a única diferença q eles cursaram a mais tempo.Pergunto, porque os segundo sargentos não podem ser ultrapassados na antiguidade por mais modernos e nos podemos se somos cursados igual a eles. Espero ter conseguido colocar para o senhor oque está acontecendo e que o senhor possa olhar com carinho por nos 3°sargentos que somos os mais prejudicados. Desde ja o meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, desta forma que você está querendo também seríamos excluídos.

      Excluir
    2. Moreira, com a redação sugerida por você também seríamos excluídos, pois não fomos promovidos por pertencer ao quadro de acesso, mas por término de curso. O que precisamos é fazer com que o entendimento seja de que somos sim promovidos em decorrência de quadro de acesso, ou seja, não FOMOS promovidos, mas SOMOS promovidos pelo quadro de acesso.

      Excluir
    3. Moreira, estou requisitando informações ao Comando Geral da PM para que o problema seja resolvido.

      Excluir
  15. Sgt BM Márcia Santos4 de abril de 2012 12:50

    Deputado, Boa tarde! Como integrante da turma de 3° Sgt BM 2009, que teve seu procedimento para promoção suspenso, acredito que o intuito do DECRETO Nº 43.455 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012 não esta sendo atingido e peço a intervenção de v. Exª. na correção do equívoco que vem resultando na preterição dos militares promovidos por mérito intelectual. Certa de vossa compreensão, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos solicitando informações ao Corpo de Bombeiros. Assim que recebermos retorno, informo a todos.

      Excluir
    2. Sargento ganhando menos que soldado no DF...

      Excluir
  16. Sr. Deputado Zaqueu Teixeira, boa tarde!
    Desde já agradeço pela atenção que o senhor tem dado à nossa situação, pois sei bem que ao realizar este decreto o foco era de reconhecer todos os militares que mesmo diante de todas as dificuldades diárias estudaram com o propósito de conseguir aprovação nos concursos internos e consequente ascenção na corporação, que por orgulho da função que exercem buscaram vencer os empecilhos, como por exemplo as extensas jornadas de trabalho extra com o objetivo de complementar a renda mensal, ou até mesmo aqueles que por não conseguirem conciliar os horários se viram obrigados a abandonar estes serviços adicionais, os famosos bicos, onde muitas das vezes já necessários, com a finalidade de frequentar por meses as aulas do Curso de Formação de Sargento, repito, por meses, e o senhor brilhantemente veio por intermédio deste decreto dar o reconhecimento pelos esforços destes nobres militares, não permitindo a quebra hierárquica. No entanto, o decreto não está produzindo na íntegra o efeito desejado pelo senhor e tão almejado por nós, pois os Terceiros Sagentos cursados estão sendo ultrapassados por aqueles que saíram sargento em decorrência do tempo. E mais, aqueles que foram promovidos a Sargento este ano pela aprovação no final do curso serão ultrapassados ano que vem por aqueles militares que hoje ainda são cabos. Por isso, venho em nome de todos os militares, policiais e bombeiros, prejudicados em virtude deste mal entendido dizer que confiamos em seu trabalho, competência e seriedade, qualidades estas que serão decisivas para que o senhor obtenha o êxito tão desejado por esta tropa, que se resume na promoção daqueles que estão sendo excluídos dos benefícios deste trabalho ímpar, ou seja, os Terceiros Sargentos cursados, pois embora entendam que não, SOMOS sim promovidos em decorrência do quadro de acesso; ainda não fomos, mas com certeza SOMOS.
    Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  17. Se o intuito do Decreto é não deixar o mais moderno passar o mais antigo então os 3º Sgts estão sendo prejudicados, já que muitos de nós serão ultrapassados. Espero que possam mudar isso. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Sr Deputado! Eu sou 3º Sgt bombeiro-militar e promovido pelo CFS - CBMERJ, no dia 09 de abril de 2010. Antes de mais nada quero agradecer pela manifestação do bom senso e da justiça, na aprovação deste benefício a nós proposto pelo Senhor. Muito grato! O decreto 43.455 de 07 fev 2012 em seu artigo 5º trata de "todos os PM's e BM's DE QUALQUER GRADUAÇÃO, com excessão dos subtenentes,..., que forem ultrapassados por mais moderno, pelo critério de tempo de serviço, SERÃO PROMOVIDOS EM RESSARCIMENTO DE PRETERIÇÃO". Como é possível ser colocado como o ponto chave apenas o trecho que diz:"promovidos em decorrência de quadro de acesso". Este trecho contradiz totalmente o benefício e sua finalidade, ou seja, a intenção de beneficiar a todos os graduados cursados, inclusive os cabos cursados. Apenas excluindo os subtenentes, pois se trata de uma promoção a um posto e não a uma graduação. Pois bem Sr Deputado, apelo encarecidamente a vossa Senhoria que faça a análise, de tal texto e a devida correção. Pois apenas beneficiou parte dos graduados, entre eles: 2º e 1º sgts, porém, cabe ressaltar mais uma vez o trecho que diz: em qualquer graduação e neste caso inclui os cabos e 3º sgt's. Desde já agradeço esta porta aberta, que significa democracia e respeito e acredito que a finalidade da aprovação deste decreto foi o bem comum a todos sem excessão. O meu muito obrigado. Seja favorável a nossa reivindicação.

    3º Sgt BM Marques

    ResponderExcluir
  19. BOA NOITE, PRIMEIRAMENTE OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE DE MENSAGEM. O ART.5 DO DECRETO DE 08 DE FEV. NOS DEIXOU UMA DUVIDA EM RELAÇÃO A FRASE ...,PROMOVIDOS EM DECORÊNCIA DE QUADRO DE ACESSO,... , A CORPORAÇÃO TAMBÉM TEM DUVIDA HORA DIZ QUE TEMOS HORA DIZ QUE NÃO. OS TERCEIROS SARGENTOS SÃO PROMOVIDOS SIM EM DECORÊNCIA DE QUADRO DE ACESSO, ALGUNS JÁ FORAM E OUTROS SERÃO. O QUE ESTA SUBENTENTIDO ANTES DA PALAVRA PRMOVIDOS SERIA OS QUE SERÃO E NÃO OS QUE FORAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO SUA INTERPRETAÇÃO . PROF. ARRUDA

      Excluir
    2. MUITO BEM CONCORDO ESSA INTERPRETAÇÃO ESTA CORRETISSIMA SARGENTO. CEL PM MARCEDO

      Excluir
  20. Boa noite Sr Deputado, antes de tudo muito obrigado com o intuito da lei que ampara os graduados da PM e BM cursados. Mesmo assim peço que o nobre deputado nos explique como as corporações conseguiram interpretar a lei de forma que excluiu todos os 3ºsgt's, no caso do CBMERJ depois de publicar em boletim a ATA da promoção e convocar para devida inspeção de saúde, sem nenhuma explicação formal aos militares que estão hoje simplesmente vivnedo de boatos e especulações a respeito da carreira, mais uma vez agrdeço ao senhor sua atenção com as corporações. 3ºsgt Bm

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Deputado, sou 3º sargento bombeiro e estou indignado com a interpretação do art.5ºdo decreto 43.455. Como ele pode dizer que o beneficio de ressarcimento de preterição é para todos os promovidos em decorrencia de quadro de acesso, excluindo apenas os subtenentes, e agora os comandantes das corporaçoes excluem tambem os 3º sargentos alegando que a frase "promovidos em decorrencia de quadro de acesso" só vale para quem já esteve em quadro de acesso. Gostaria que o Senhor interpretasse essa frase pois ao que parece está havendo um equivoco. Pois quando se lê o artigo num todo dá a endender que o direito é para todos, mas quando se separa tal axpressão eles alegam que é um verbo no pretérito. Gostaria de lembrar que os 3º sargentos SÃO promovidos A 2º sargento em decorrencia de quadro de acesso. E agora estamos ficando pra trás dos que ainda eram cabos quando já eramos sargentos trazendo grandes prejuizos para nossas carreiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiros chamados intelectuais,antes de condenar os chamados jurunas ou promovidos por tempo,olhem para trás e vejam as injustiças cometidas,sou praça de dezembro de 90,minha turma não teve nenhuma oportunidade de provas a sargento,agora vem essa lei ai fazendo esse bando de recrutas passar a nossa frente,isso tinha q ser revisto.

      Excluir
  22. Boa noite, meu nome é luiz fernando sou 3° sargento do corpo de bombeiros cursado do ano de 2010 e ha militares mais modernos que vão me passar por promoção de tempo de serviço e acho que o decreto da promoção de ressarcimento de preterição venho para concertar essa situação, pois bem fui convocado a fazer inspeção de saude após ter feito saiu uma nota cancelando o processo alegaram que o 3°sargento não tem direito a promoção, gostaria de saber se tenho ou não direito?
    desde já agradeço a atenção e peço que nos ajude.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Art. 5º - Os Policiais Militares e Bombeiros Militares de qualquer graduação,
    com exceção dos Subtenentes, promovidos em decorrência de quadro de acesso, que forem
    ultrapassados por mais moderno, em suas graduações, pelo critério de tempo de serviço, serão
    promovidos em ressarcimento de preterição, a contar da mesma data dos promovidos pelo tempo de
    serviço, ficando excedentes sem ocupar vagas, não sendo necessário o cumprimento do tempo
    mínimo na graduação e serviço arregimentado para a promoção prevista neste artigo.
    No decreto não diz militares já promovidos por pertencer ao quadro de acesso, e sim promovidos por pertencer ao quadro . Os terceiros sargentos apos 3 anos são promovidos por pertencer oa quadro de acesso. Dupla interpretação,somos cursados sem diferença dos segundos sargentos

    ResponderExcluir
  25. Bom dia senhor deputado!Bom dia Senhores! Realmente o mais correto nesse caso é que somos sim promovidos por pertencer ao quadro de acesso, sendo que os segundos sargentos já foram promovidos e nos terceiros seremos promovidos,no decreto não diz os já promovidos por quadro de acesso! O que não muda é que somos todos cursados e não pode acontecer quebra de hierarquia prejudicando a todos por uma simples interpretação de texto! Desde já o meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Gostaria que Vossa Excelência ajudasse as Turmas A e B do CFS/2009 do CBMERJ. Fomos convocados para inspeção de saúde para sermos promovidos a graduação de 2º Sgt, haja vista que de mais antigos, ficamos mais modernos do que diversos militares promovidos por tempo de serviço, porém, após a maioria fazer a inspeção de saúde fomos sumariamente excluídos sem nenhum argumento cabível. É do saber de todos que nossa Corporação não tem a mínima vontade em favorecer seus praças, interpretando tão oportuna lei de uma maneira que só nos prejudica. Qual a real interpretação para nosso caso? Qual foi a intenção de Vossa Excelência com a lei?

    ResponderExcluir
  27. Deputado, Boa Noite! Por favor, sou 3º SGT BM de 2009 e minha dúvida é referente ao parágrafo 5º do DECRETO Nº 43.455 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012, no que se refere a "promovidos em decorrência de quadro de acesso", fui excluído do certame depois de ser convocado para exames médicos e tê-los realizado, sem nenhuma explicação plausível, simplesmente excluído, não somente eu, mas a turma toda. Os 3º SGT promovidos por término de curso (mérito intelectual) não se enquadram nessa situação? assim sendo não serão promovidos a 2º SGT, quando os mais modernos forem promovidos a 2º SGT por tempo de serviço? O Senhor poderia me esclarecer essa situação.
    Nobre Deputado, estamos aguardando uma explicação da corporação, porém o Sr. tem melhores condições de consegui-las.
    Desde já, agradeço-lhe o canal de diálogo.

    ResponderExcluir
  28. Caro Deputado, muito bom sua iniciativa, mas temos que recorrer ao senhor novamente para melhorar a redação do artigo 5º, que diz que promovidos em decorrer de quadro de acesso, está sendo interpretado que somente os que já foram promovidos, porém existem 3º sgt cursados, sendo ultrapassados por mais modernos por tempo, devido a interpretação deste artigo, os 3º sgts pertencem ao quadro de acesso porém ainda não foram promovidos em decorrencia dele, por isso foi cancelado suas promoções a 2º, sendo ultrapassados por masi modernos, total quebra de hierarquia e desvalorização do ensino, peço, juntamente com mais de 200 bombeiros e outras centenas de pms, que reveja ou redija este artyigo e coloque-o em votação para sua alteração, nos avise a data da votação que iremos ao plenário, vlw, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde, senhor Deputado Zaqueu.
    Fiz o curso de Formação de Sargentos em 2009 estou muito feliz com a iniciativa do senhor em não permitir uma injustiça e porque nao dizer, uma quebra de hierarquia dentro da nossa amada corporação (CBMERJ)- mais moderno ultrapassando o mais antigo em decorrência da redução do interticio para promoção por tempo de serviço .
    Gostaria de pedir ao senhor que nos ajudasse em nosso pleito de que seja revista a redação do decreto, haja vista termos sido convocados para inspeção de saude para promoção em virtude do Decreto de vossa autoria (Ressarcimento de Preterição)e logo depois excluidos do supracitado processo.
    Há no entendimento da administração que nós os 3º SGT de curso ainda nao estamos no quadro de acesso tampouco fomos promovidos em decorrência dele, por isso não faríamos jus a promoção.
    Por Favor, olhe por nós e não deixe que a essência do decreto seja perdida.
    Desde já o nosso muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  30. 3º Sgt BM Paiva, Boa tarde deputado, acredito que a intenção do senhor é incluir todos os "cursados" que pertencem ao quadro de acesso, para terem o direito a promoção e por conseguinte não serem ultrapassados pelos mais modernos, o que quebraria a hierarquia, mas todavia na interpretação dos coronéis do corpo de bombeiros desse nobre decreto, não inclui a nossa classe, ou seja, o 3° Sargento promovido por curso em 09 de abril de 2010. Desta forma estou sendo ultrapassado pelos seguintes bombeiros:
    1º:Para 3º Sargento BM, a contar de 21 de abril de 2010:
    Cb BM Q10/90 GILSINEI DE JESUS FREITAS, RG 12.621.
    FONTE: Boletim nº 109, de 18/06/2010, fl. 4300.

    2º: 3º Sgt BM Q03/91 - WERTON JERONIMO DOS SANTOS, RG: 15904
    Saiu 3º Sgt no boletim 154 de 25/08/2010, folha 6056, a contar de 13 DE JULHO DE 2010.

    3º: 3º SARGENTO BM Q00/91 MARCO ANTONIO PEREIRA LEO - RG 0014802
    Saiu 3º Sgt no boletim 154 de 25/08/2010, folha 6057, a contar de 01/08/2010.

    4º: 3º SARGENTO Q02/94 EDNILSON ALEXANDRE RIBEIRO SILVEIRA
    Para 3º Sargento BM, a contar de 20 de agosto de 2010:
    Cb BM Q02/94 EDNILSON ALEXANDRE RIBEIRO SILVEIRA, RG 18.360.
    FONTE: Boletim 231 de 22/12/2010 folha 9188.

    5º: 3º SARGENTO Q00/89 PAULO HENRIQUE PINTO DOS SANTOS -
    Para 3º Sargento BM, a contar de 17 de dezembro de 2010:
    Cb BM Q00/89 PAULO HENRIQUE PINTO DOS SANTOS, RG 11.363.
    FONTE: BOLETIM 024 DE 07/02/2011 folha 820.

    6º: 3º SARGENTO Q00/91 DELCIO PEDRO DA SILVA FILHO - RG 0014973
    Para 3º Sargento BM, a contar de 17 de fevereiro de 2011:
    Cb BM Q05/91 DÉLCIO PEDRO DA SILVA FILHO, RG 14.973.
    FONTE: Boletim 024 de 07/02/2011 folha 827.

    7º: 3º SARGENTO Q10/96 JOSE ANTONIO GRANJA DE ALMEIDA - RG 0027769
    Para 3º Sargento BM, a contar de 05 de dezembro de 2011:
    Cb BM Q10/96 JOSÉ ANTÔNIO GRANJA DE ALMEIDA, RG 27.769.
    FONTE: Boletim 130 de 15/12/2011 folha 9479.

    Para 3º Sargento BM, a contar de 11 de janeiro de 2012:
    8º: Cb BM Q00/95 LUÍS HENRIQUE DE MACEDO SOUZA, RG 18.779;
    9º: Cb BM Q02/95 DAMIÃO SÉRGIO SOARES DE SOUZA, RG 18.788;
    10º:Cb BM Q02/95 LEVI BENTO DE ASSIS JÚNIOR, RG 18.814;
    11º: Cb BM Q02/95 MÁRCIO LOPES PIMENTA, RG 18.870;
    FONTE: Boletim 060 de 27/03/2012 folha 2574

    Todos estes estão indo a 2º Sargento na minha frente.
    Na primeira interpretação fui convocado e Cheguei a fazer exame de saúde para a promoção.Atenciosamente agradeço por sua iniciativa, reafirmando a sua posição que nos inclui, porque caso contrário, não haverá nenhum 2º sargento no corpo de bombeiros que seja cursado, são em torno de 300 heróis que precisam desta promoção. .

    ResponderExcluir
  31. Sgt Cabral - Turma A/200910 de abril de 2012 11:18

    Senhor Deputado,
    quero parabenizá-lo pela preocupação e brilhante iniciativa de garantir aos SGTs (PMs e BMs) os benefícios conquistados através de mérito inteluctual. No entanto, cabe ressaltar que por um equívoco na elaboração do texto está sendo criando um grupo de excluídos, que são os 3º SGTs oriundos dos concursos internos. Todos sabemos que a condição de ser "promovidos em decorrência de Quadro de Acesso" foi foi conquistada ao concluírmos o CFS. Sabemos também que o Decreto 43.455, ao citar "promovidos em decorrência de QA", jamais faz distinção entre os 1º e 2º Sgts dos 3º de curso, mas sim entre os concursados e os promovidos em decorrência de tempo de serviço. Fica claro que o legislador colocou de um lado os militares promovidos em decorrência de tempo de serviço e do outro "todos" os outros, ou seja, os promovidos em decorrência de QA. Mas na prática o que está acontecendo é que, por interpretação, estão criando um novo grupo que não está sendo beneficiado, nem pelo Decreto 43.411(TS), muito menos pelo 43.455(QA). Nobre Deputado, acreditamos que sua luta não cessará enquanto o Decreto de sua autoria não atingir os objetivos propostos, beneficiando "todos" aqueles que conquistaram suas graduações por merecimento. Assim sendo, sugerimos a alteração no texto original citando como beneficiários das promoções em ressarcimento de preterição todos os militares promovidos à graduação de 3º SGT por conclusão de CFS. Entendemos que assim o referido Decreto finalmente atenderia aos anseios das corporações.
    Desde já agradecidos pelo empelho em favor de nossa causa, lhe cumprimentamos!

    ResponderExcluir
  32. Caro Exmo Deputado, primeiramente quero agradecer a vossa iniciatica de garantir que as praças dp CBMERJ quanto da PMERJ galguem graduações maiores, permitindo assim uma melhor qualidade de vida. Sou da 3ºSgt BM turma A/2009, promovido, por termino de curso (CFS) em 13/11/2009, sendo assim, sendo uns dos 3ºSgt BM mais antigos do CBMERJ, e de acordo com o Dec. de vossa autoria, não posso ser "ultrapassado" por nenhum 3º Sgt BM "mais moderno". Também, e acordo com o teor do Dec. " a promoção por ressarcimento por preterição é SOMENTE para militares que foram promovidos por ingresso ao Quadro de Acesso (QA)", fato este que os 3º Sgt BM promovidos por termino de curso não tem direito a este benefício, pois o critério para a promoção é SOMENTE por MÉRITO INTELECTUAL. Por sentirmos prejudicados, não somente a minha turma, mas sim, também a que nos seguiram, sugiro a vossa exca. que seja revisto o teor do decreto, para atender a todos os militares, sem distinção.

    Desde já agradeço a compreensão...

    3º Sgt BM Brito - CFS A/2009

    ResponderExcluir
  33. Sr. deputado.
    As reivindicações dos colegas tem apenas um enfoque: A exclusão após a convocação para o exame de saúde do processo de promoção a segundo sargento das turmas concursadas e cursadas. Na prática, pra que o Sr. compreenda, o curso em ambas as corporações demanda um tempo de 6 meses ou mais se prorrogado,e nos limita a optar única e exclusivamente ao curso, deixando muitas vezes até os nossos afazeres pessoais e familiares durante esse período. Isso sem falar no tempo de preparação, onde a maioria de nós estuda em um curso preparatório durante meses com o intuito de passar no concurso interno concorridíssimo.Já estamos sendo ultrapassados por militares que não se expuseram a esse fardo. Quanto a justiça nos atos praticados pela interpretação do decreto, pedimos encarecidamente que o sr. mesmo reflita disnte desses fatos.
    Certo de vossa compreensão
    SGT BM

    ResponderExcluir
  34. Sr. Deputado, em decorrência de uma má interpretação no decreto, infelizmente nós 3ºSGT., eu da turma de 2009, não vamos ser promovidos e sim seremos ultrapassados por muitos que nem se quer se esforçaram para galgar graduações acima, pois o curso interno de 3º SGT exige muito tempo de preparação, estudo, dedicação e aplicação.
    Pedimos a sua ajuda, desde já confiante no seu interesse e comprometimento conosco.
    Muito Obrigado!
    SGT. Cordeiro

    ResponderExcluir
  35. Sr. deputado , primeiramente, quero agradecer-lhe, pelo reconhecimento, e pelo apoio, que nos tem dado, com relação a valorização dos policiais e bombeiros, demonstrado atravéz do Decreto que regulamenta as promoções de serviço, sejam elas por tempo de serviço, ou por ressarcimento de preterição.
    Sr deputado, porém existe um trecho do decreto que vem trazendo grandes embaraços, pela interpretação que tem sido feita, pela comissão de promoções do corpo de bombeiros, onde, em um primeiro momento, eles deram um parecer favorável a promoção dos 3ºSGT cursados, das turmas de 2009 e 2010, tendo em vista alguns militares mais modernos, estarem sendo promovidos por força do decreto, e desta forma, ultrapassando os 3º sgt cursados , fato este que abriu margem para promoção da turma do CFS de 2009 e 2010, sendo inclusive feita a inspeção de saude para promoção dos 3º sgt. Porém, numa segunda interpretação, resolveram atropelar e desrespeitar o decreto, e simplesmente, excluiram aproximadamente 300 militares da promoção por ressarcimento de preterição, gerando com isto uma total quebra de hierarquia dentro da corporação, onde os que se esforçaram obtiveram a promoção por curso, estão simplesmente, sendo ultrapassados por militares mais modernos, e dessa forma, sendo prejudicados em suas carreiras.
    Solicito a vossa senhoria que venham reaver o decreto, e se necessário, modificar o referido trecho, para que haja o fim deste impasse e a solução desta duvida.
    Certo de vossa compreensão, deste já agradeço.

    ResponderExcluir
  36. Ilmo. Dep. Zaqueu Teixeira, boa noite, pelo que pude observar nos comentários a indignação é a mesma, ou seja, muitos estão sendo preteridos e não estão sendo ressarcidos, a minha situação é a mesma colocada por quase todos, fui promovido a terceiro sargento em novembro de 2009, por mérito intelectual, na frente das turmas de 94 e 95 que foram promovidas posteriormente por tempo de serviço, portanto, mesmo eu sendo de 2002 saí sargento na frente deles e me tornei mais antigo.Como sabemos os pilares do militarismo são disciplina e hierarquia, pois bem, com esse decreto está se quebrando a hierarquia militar, pois as turmas de 94 e 95, que eram mais modernas que a minha estão sendo promovidas e nós não ! eu sei também que com certeza o intuito de V.S foi de beneficiar a todos, esse é o espírito do decreto, mas o estão interpretando de maneira restritiva e com isso prejudicando muita gente, que com esforço e dedicação buscou suas promoções através de concurso interno.
    Tenho a certeza também que V.S estará buscando uma solução, de modo que repare essas injustiças que estão acontecendo na PM e BM.
    Att. sgt Michel.

    ResponderExcluir
  37. Deputado, Boa tarde! Como integrante da turma de 3° Sgt BM 2009, que teve seu procedimento para promoção suspenso, acredito que o intuito do DECRETO Nº 43.455 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012 não esta sendo atingido e peço a intervenção de v. Exª. na correção do equívoco que vem resultando na preterição dos militares promovidos por mérito intelectual. Certo de vossa compreensão, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Sr. Deputado!
    Também faço parte da turma de 3º sargentos Bombeiros Militares que, sendo promovidos à esta graduação por meio de concurso interno e a contar de 09 de novembro de 2009, estão sendo ultrapassados na hierarquia (e consequentemente na antiguidade) por outros 3º sargentos que foram promovidos a tal, pelo critério de tempo de serviço, após nossa promoção. Pelo contexto do decreto, acredito que a intensão do Sr. e dos demais deputados que votaram a favor da aprovação do mesmo, fosse a de evitar que fatos como o exposto acima ocorresse. Desta forma, acredito que um pequeno ajuste no texto do Decreto nº 43455, especificamente em seu 5º artigo, solucionaria toda esta questão. Fiquei muito feliz com a promoção dos colegas beneficiados pelo Decreto relativo à promoção por tempo de serviço, mas faço fé de que a proposta foi a de beneficiar também à todos os cursados (o que inclui, também, os 3º sargentos), e não somente os 2º e 1º sargentos como o que está para acontecer.
    Aproveitando o ensejo, gostaria de agradece-lo pela brilhante iniciativa e por toda atenção que o Sr. tem dado à causa.

    Estando desde já muito grato pela vossa atenção,

    3º SGT Bombeiro Militar.

    ResponderExcluir
  39. EXCELENTISSIMO DEPUTADO,PRIMEIRAMENTE O MEU MUITO OBRIGADO PELA VALORIZAÇÃO DOS BMs E PMs,BASEADO EM ANALISE DE TODAS REVIINDICAÇÕES POSTADAS AQUI VERSANDO SOBRE O PREJUIZO CAUSADO AOS 3º SGTs PROMOVIDOS POR MERITO INTELECTUAL,VEJO QUE A MELHOR SOLUÇÃO SERIA ,QUE O SENHOR REMETE-SE UM PARECER AS DUAS INSTITUÇÕES PMERJ E CBMERJ, INFORMANDO QUE O TEXTO DO Art. 5º - ENVIRTUDE DE NOSSA LINGUA PORTUGUESA E DUBIO DEVENDO ENTÃO PARA TANTO SE LEVADO EM CONTA A INTERPRETAÇÃO QUE BENEFICIE O MAIOR NUMERO DE MILITARES OU SEJA QUE SE INTERPRETE MILITARES PROMOVIDOS POR QUADRO DE ACESSO AQUELES QUE SERÃO COMO AQUELES QUE JA FORAM.ACRETIDO QUE COM ISSO SANARIAMOS OS PROBLEMAS OCASIONADOS .
    Ademais reintero votos de destinta consideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem está questionando interpretação de Lei por mérito intelectual você é muito ruim em Português. Aprenda a escrever primeiramente.

      Excluir
  40. Boa tarde Sr. Deputado, primeiramente gostaria de agradece-lo pela iniciativa de valorização profissional dos PMs e BMs, porém conforme os companheiros acima descrevem sou do CFS 2009 e todos os 3º Sgts BMs cursados estão sendo ultrapassados pelos promovidos por tempo de serviço, até já fizemos a inspeção de saúde, porém fomos excluídos do ressarcimento de preterição descrito no decreto.
    Este fato acarretou de certa forma uma quebra na hierarquia já que somos mais antigos na graduação.
    Peço encarecidamente que avalie essa situação junto ao nosso comando.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Sr. Deputado ! Acredito que para fazer justiça nesse caso dos 3º SGT's que foram excluídos da promoção por ressacimento de preterição o mais correto seria uma alteração no texto do art. 5º deste decreto 43.455: na parte que diz "promovidos em decorrência de quadro de acesso" o mais correto e justo deveria ser " promovidos em decorrência do decreto 4.582/81". Desta forma atingiria todos os que foram promovidos por curso. Espero que o Sr. entenda o problema que está sendo causado por essa interpretação dúbia do atual decreto e tenho certeza que essa alteração do art. 5º terminaria com essa imensa injustiça que está acontecendo ! Desde já agradeço e confio que tudo irá se acertar !

    ResponderExcluir
  42. Sr. Deputado, ratifico tudo o que foi dito pelo amigo acima. Nós estudamos, deixamos de ficar com nossas famílias, pagamos cursos preparatórios, porém não somos valorizados. O que está acontecendo no CBMERJ é inadmissível. Aqueles que não estudaram têm mais vantagens do que nós (atualmente, 3º Sgt BM cursado). Aquele que foi ultrapassado por nós vai nos ultrapassar daqui a pouco. Como pode o mais moderno passar a ser mais antigo? Não temos nada contra os militares que são promovidos por tempo de serviço, todavia, justiça tem que ser feita. Esse Art. 5º tem que ser alterado urgentemente. Ajude-nos por favor.

    Respeitosamente
    3º Sgt BM cursado

    ResponderExcluir
  43. Deputado, Boa tarde! Como integrante da turma de 3° Sgt BM 2009, que teve seu procedimento para promoção suspenso, acredito que o intuito do DECRETO Nº 43.455 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012 não esta sendo atingido e peço a intervenção de v. Exª. na correção do equívoco que vem resultando na preterição dos militares promovidos por mérito intelectual. Certa de vossa compreensão, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Deputado, bom dia. Venho antes de mais nada agradecer por tudo aquilo que o senhor tem feito por nós, policiais e bombeiros militares, dizer que reconheço a imensa preocupação do senhor em corrigir a falha que havia no decreto no que diz respeito às promoções dos cursados. No entanto, embora o decreto do senhor tenha por finalidade reconhcer o esforço dos militares aprovados nos cursos internos, devido à uma má interpretação de nossos coronéis, os Terceiros Sargentos cursado estão excluídos desta correção, ou seja, teremos 3º sargento de curso sendo ultrapassado por cabos por tempo, sendo que de mesma turma de ingresso na corporação, é isto mesmo, quem foi promovido este ano por curso só será promovido daqui há 3 anos e quem foi promovido este ano por tempo será promovido ano que vem, um verdadeiro absurdo!!! Hoje é melhor ser promovido por tempo do que por curso. Por favor, nos ajude!!!

    ResponderExcluir
  45. Boa noite Deputado!!
    Tenho 11 anos de BM e sou 3º SGT há 2 anos e meio, fiz o curso de Cabo (CFC) em 2004 e o de Sargento em 2009, ambos no Centro de Formação de Praças, localizado no Rio de Janeiro e como resido a 300Km desta Cidade, digo que não foi nada fácil concluir estes cursos, mas consegui pois sempre acreditei que era o melhor para mim, agora já não tenho tanta certeza disso, visto que, como está, é melhor esperar a promoção por tempo de serviço que cursar. Penso não ser justo num momento em que as Corporações sofrem tantas mudaças benéficas, que nós, 3ºSGT e os CB não gozem destes benefícios também, mas pelo que vejo o Sr já está ciente da interpretação que está sendo feita do Decreto que modifica a promoção para os militares cursados da PM e BM. Venho então pedir que nos ajude nessa batalha, o mais breve possível para que não caia no esquecimento.

    Atenciosamente!!

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde Sr. Deputado. Tenho certeza que o senhor nos dará parecer favorável em relação aos 3º Sgts cursados em 2009 do CBMERJ. Pois acho que o estudo e instrução têm que ser valorizados. Aguardamos uma posição do senhor e que seja feita justiça. Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Boa Noite Nobre deputado, primeiramente agradeço desde já a atenção dada às Corporações PM e CBMERJ.
    Como o Sr. tem visto os 3º Sargentos da turma de 2009 vem sendo injustiçados por uma interpretação errônea do Decreto de vossa autoria, peço a Vossa Excelência que interpele junto ao nosso Comando, para que esta injustiça seja corrigida.
    Os 3º Sargentos de 1994 que eram mais modernos que nós, foram com todo o mérito, promovidos a 2º sargento e passaram a ser mais antigos que nós, e isto fere o vosso Decreto no Art. 5º.
    Agradeço novamente a atenção dada à nossa classe.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Sr. Deputado, primeiramente gostaria de agradece-lo pela iniciativa de valorização profissional dos PMs e BMs, porém conforme os companheiros acima descrevem sou do CFS 2009 e todos os 3º Sgts BMs cursados estão sendo ultrapassados pelos promovidos por tempo de serviço, até já fizemos a inspeção de saúde, porém fomos excluídos do ressarcimento de preterição descrito no decreto.
    Este fato acarretou de certa forma uma quebra na hierarquia já que somos mais antigos na graduação.
    Peço encarecidamente que avalie essa situação junto ao nosso comando.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  49. Excelentíssimo Deputado, agradeço o empenho na melhoria para carreira dos PMs e BMs, porém eu e outros colegas (3ºsgt promovidos por mérito intelectual, estamos sendo excluídos, por mau interpretação do Decreto nº43.455 de 07 fevereiro de 2012, onde fica claro que a ideia principal é que militares(mais modernos) promovidos por tempo de serviço não ultrapassem os militares(mais antigos) promovidos por mérito intelectual.Devido a essa má interpretação essa ideia não está sendo respeitada.Chegamos a fazer inspeção de saúde para sermos promovidos e logo depois fomos excluídos sem nenhuma justificativa da corporação até o presente momento.Se não houver uma mudança,a mensagem que nos é passada parece ser a seguinte: se você estudar e se aperfeiçoar você será prejudicado.
    Deputado contamos mais uma vez com seu empenho e dedicação para tentar mudar essa situação.
    Aguardamos uma resposta.
    Desde de já o nosso muito obrigado!

    ResponderExcluir
  50. Sr. Deputado estamos aguardando um parecer favorável tanto para os cabos como para os sargentos.

    ResponderExcluir
  51. Amigo Luciano, em resposta ao seu questionamemto, infelizmente os cabos não possuem o direito ao ressarcimento de preterição, pois diferentemente dos sargentos que concluíram o CFS, ainda que o militar conclua o CFC, este somente será promovido em decorrência de tempo de serviço, ou seja, se não obtiver aprovação no CFS será promovido juntamente com sua turma de soldado, enquanto que o militar concludente do CFS passa a ser promovido em decorrência do quadro de acesso, ou seja, passa a possuir um intertício menor para sua promoção. Logo, os sargentos cursados se encontram numa situação diferente a dos cabos cursados.

    ResponderExcluir
  52. Sr. Deputado aguardamos anciosos uma resposta do senhor. Seja qual for, mas aguardamos um parecer.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite Sr. Deputado. Tenho certeza que o senhor nos dará parecer favorável em relação aos 3º Sgts cursados em 2009 do CBMERJ. Pois acho que o estudo e instrução têm que ser valorizados. Aguardamos uma posição do senhor e que seja feita justiça. Obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Sr. Deputado. Gostaria de saber se ha a possibilidade do senhor entrar em contatato com o comando do cbmerj, para saber da situação dos 3º SGT cursados se vamos ser ultrapassados pelo decreto ou não. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Sr. Deputado, a motivação e sem duvida algo muito importante em qualquer setor da vida, vemos claramente que por um erro de interpretação o comando do CBMERJ, e da PMERJ estão deixando de fora os 3° SGT da promoção por ressarcimento de preterição e como consequencia deixando esses militares desmotivados, militares esses que com tanto brio e motivados se dedicaram a estudar, e por merito intelectual conquistaram suas graduações.
    Contamos com a sua voz, que sera a nossa, nessa questão.

    ResponderExcluir
  56. Sr. Deputado,sou 3º SGT PM do concurso de 2005, tenho quase 6 anos de graduação, ocorre que devido o novo decreto, haverá muitos policiais que foram promovidos 3º SGT PM ano passado pelo critério de tempo de serviço, que serão promovidos 2º SGT PM na minha frente e terão precedência hierarquica sobre mim, para que essa injustiça não venha acontecer seria de suma importância que nossa promoção do dia 13 de maio seja retroagida para 11 de janeiro, assim voltaríamos para nossa antiguidade normal. Aguardo uma resposta do Sr.

    ResponderExcluir
  57. Deputado, Boa tarde! Como integrante da turma de 3° Sgt BM 2009, que teve seu procedimento para promoção suspenso, acredito que o intuito do DECRETO Nº 43.455 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012 não esta sendo atingido e peço a intervenção de v. Exª. na correção do equívoco que vem resultando na preterição dos militares promovidos por mérito intelectual. Certa de vossa compreensão, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  58. Boa noite a todos. Não tenho certeza se o Sr. Deputado ainda lê este blog, mas acreditando na justiça, venho aqui solicitar vosso auxílio neste momento em que nossos coronéis tentam deturpar aquilo que V.Sª, com tanta alegria anunciou através deste canal. Se realmente a ideia era ajudar os militares que se estudaram, por favor ajude os 3º Sgt Cursados, pois fomos ultrapassados por mais modernos (tempo de serviço) e o comando finge que nada acontece. Obrigado!

    ResponderExcluir
  59. Estamos aguardando resposta dos Comandos da PM e CBM sobre os casos relatados. Seguimos no aguardo. Abs

    ResponderExcluir
  60. Sgt decepcionado de 20092 de maio de 2012 09:31

    É Excelência, como é para benefício maior dos praças que se encontram em prejuízo por causa de uma interpretação tendenciosa, essa demora perdura por vários e vários dias... que pena, seria uma grande atitude de nossos comandantes o reconhecimento desse equívoco e a extensão do decreto aos que se empenharam em estudar e especializar-se mais...
    A tropa ainda aguarda ansiosamente por uma resposta, seja ela qual for!!!!!!
    Confiamos em vossa excelência para advogar nossa causa!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sgt BM decepcionado de 20092 de maio de 2012 09:36

      em tempo: a tropa a que me refiro no post anterior são os 3º Sgt BM formados no CFS 2009 que não foram alcançados pelo decreto de ressarcimento de preterição!!!!

      Excluir
  61. Estranho, quem for fazer o CAS pelo tal Decreto esse ano, só vai ser promovido a SUb Ten depois de um ano ?
    Agora, como fica o militar que possui mais de 25 anos, digamos, 29 anos e meio ?
    Terá que esperar mais seis mêses depois dos 30 anos para chegar a Sub Ten ?
    "O decreto não fala ter 25 anos e será promovido a Sub Ten" ?

    ResponderExcluir
  62. Senhor deputado Zaqueu Teixeira, reconhecemos e agradecemos a iniciativa do senhor e contamos com o senhor para resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  63. Até hoje, só o que ouvimos são boatos. Os militares do tempo de serviço estão sendo promovidos, um a um, e nós... abandonados! Vão acabar nos vencendo pelo cansaço. Estou começando a achar que nada será feito por nós. Estou decepcionado com o CBMERJ que não valoriza o estudo. Estudar... só se for para deixar o CBMERJ.

    ResponderExcluir
  64. Agradeço o nobre Deputado por estar tentando fazer alguma coisa por nós, mas acho que a resposta aguardada tão ansiosamente nunca chegará, vejo que não há interesse nisso, a Pmerj não valoriza o estudo entre os graduados, isso realmente é uma pena, pois acho que não querem nem saber disso, pois somos a minoria. Perdoa-me pelo o desabafo.
    Atensiosamente;
    Marco

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Deputado,peço ao senhor que inclua todos os policiais com 18 anos e 19 anos para fazerem o C.A.S (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos) , pois sairá 4 mil vagas e esta sobrando , então chamando todos os POLICIAIS militares com RG : de 55mil a 57 mil,será uma vitória e uma forma de aumento de 30% no sálario, da nossa classe que abrilhanta o nosso : ESTADO DO RIO DE jANEIRO, OBRIGADO, me mande uma RESPOSTA POR FAVOR, TODOS NÓS ESTAMOS ANCIOSOS POIS O CURSO COMEÇARÁ NO PROXIMO MÊS SEGUNDO PREVISÃO DA DIVISÃO DE ENSINO, obrigado pela atenção !

    ResponderExcluir
  66. Tenho a impressão que os Comandos da PMERJ e do CBMERJ ignoram solenemente a cobrança do Exmo Deputado por explicações. Tanto tempo se passou e até agora, nada. E muita gente sendo promovida na frente dos mais antigos. Quebra de hierarquia total!

    ResponderExcluir
  67. BOM DIA DEPUTADO HOJE VIMOS UMA TROPA FELIZ E SATISFEITA COM UM GRANDE FEITO DE PROMOÇÕES, QUE AJUDOU OS MAIS ANTIGOS E OS MAIS MODERNOS , VIMOS POR EXEMPLO SARGENTOS QUE TEM 14 ANOS COM RG 61000 CURSADOS , QUE FORAM PROMOVIDOS A 2ºSARGENTO EU SOU UM DELES VALEU !!!!!!!!!! A MAIORIA ESTÁ COM SENHOR E JA DEU CERTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sgt ainda decepcionado24 de maio de 2012 08:46

      quais os mais modernos que foram ajudados? até agora não vi isso acontecer.... sou 3º sgt CBMERJ cursado(CFS), com 14 anos de bons serviços prestados e o que vi foram mais modernos(tempo de serviço) que eu sendo promovidos na minha frente... e a nossa causa? por um simples entendimento equivocado da lei, aqueles que também tem dreito estão sendo desprezados... Senhor Deputado, ainda aguardamos um pronunciamento a respeito de nossa causa, pois a quebra de hierarquia, tanto defendida, está trazendo revolta e descontentamento entre os prejudicados!!!

      Excluir
    2. Parabéns pela promoção! Fico feliz pelo mandato ter tido a oportunidade de ajudá-lo a obter a merecida valorização profissional. Seguimos trabalhando para que os ajustes necessários ainda sejam feitos! Abraços

      Excluir
  68. HA A DATA QUE EU FUI PROMOVIDO FOI 13 DE MAIO VALEU !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  69. Sgt BM ainda decepcionado24 de maio de 2012 08:51

    senhor Deputado, ainda aguardamos um pronunciamento respeito dos 3º sgt cursados a quem negaram a promoção por ressarcimento de preterição...conforme boletim interno CBMERJ, os 1º e 2º sgt serão promovidos... e os 3º sgt como ficarão? o princípio da hierarquia estará sendo quebrado com mais modernos ultrapassando mais antigos!!!

    ResponderExcluir
  70. SR: DEPUTADO,COMO O COLEGA DA TURMA DE 61 MIL JÁ DISSE ACIMA, ESTIVE ANALISANDO MELHOR NÃO VOU MAIS EXIGIR PROMOÇÃO COM RESSARCIMENTO DE PRETERIÇAÕ PARA OS 3º SARGENTO. POIS SOU SAGENTO CURSADO HÁ 4 ANOS E NO DIA 13 DE MAIO DE 2012 ,FUI AGRACEADO COM A PROMOÇÃO DE 2º SARGENTO , OBRIGADO .

    ResponderExcluir
  71. Sr. Deputado, se a data de promoção dos 3º Sargentos de curso não for retroagida, pelo menos a 11 de janeiro de 2012, será a maior injustiça, pois só queremos ter a nossa antiguidade respeitada, senão seremos os únicos a serem prejudicados, cerca de 1700 Sargentos. Olhe com atenção a nossa causa e verá que é justa e cobre o posicionamento da nossa gloriosa PMERJ. Desde já obrigado.
    SGT Marco.

    ResponderExcluir
  72. Parabenizo o Sr. Deputado, pela brilhante postura em vosso mandato, se mostrando presente em todos os assuntos pertinentes aos interesses coletivos dos servidores da Seg. pública !
    No entanto, cabe ressaltar, que na PMERJ não existe diferença por quanto à graduação ser de CURSO ou JURUNA (tempo de serviço), haja vista que tal exemplo é quebrado porquanto ao CAS, onde, ambos os graduados realizam o concurso juntos. Todavia, as Promoções de 13 maio e 15 nov, estabelece um quadro de acesso de somente aptos às Promoções, verificando que nela, incluem tanto SGT de CURSO e SGT DE TEMPO.

    Lendo uma postagem que o Sr Deputado escreveu a respeito da promoção aos 25 anos, em prática não está de acordo com vossa intenção, por hora estudado e apresentado a Casa Legislativa. Sendo apreciado e possivelmente esquecida essa interpretação de muita valia para a execução de Vossa mensagem.

    " Deputado Zaqueu Teixeira20 de fevereiro de 2012 05:53
    Explicando: o decreto se enquadra nos casos em que o policial e o bombeiro, em razão da nova regra que foi originada da nossa Indicação Legislativa, que se tornou norma através de decreto do governador Sérgio Cabral, deve ser promovido em razão do tempo de serviço e ele, mesmo sendo 2 sgto de curso por ter mais de 20 anos deve receber promoção a 1o sargento e quando fizer 25 anos deve ser promovido a suboficial. Ou seja, na pratica, será promovido duas vezes no mesmo ano indo de 2o sargento a suboficial. Esse foi o grande ganho p os policiais e bombeiros tiveram de imediato.

    Como observa em vosso entendimento, tal prática não está sendo acolhida, ficando os " Antigos, com mais de 25 anos e muitos as vésperas de reformar " a ter que esperar 01 ano para a tal promoção de Sub Ten. Que muitas das vezes, devendo esperar esse prazo após seus 30 anos nesta Corporação.

    Peço-vos com certeza de sermos respondidos, se tais argumentos aqui exposto, teria sido esperada por Vossa pessoa, porquanto á época em que planejou este belo e essencial Decreto !

    Desde já, desejo sucesso em vossa carreira na ALERJ, onde, sua presença se faz necessária para o engrandecimento da Política Pública Social neste Amado Rio de Janeiro.

    Obrigado Deputado !
    Responder

    ResponderExcluir
  73. DEPUTADO O SENHOR É COM CERTEZA UM EXEMPLO QUE LUTA EM PROL DOS PMs E BOMBEIROS, EM FACE DISSO EU QUE SOU UM MILITAR DEDICADO E ME EMPENHO NA MANUTENÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, HÁ 23 ANOS , E POR TER CONTATO COM DIVERSOS BATALHÕES DO ESTADO DO RJ,SÓ OUÇO ELOGIOS QUANDO FALAM DO SENHOR, VIMOS OS POLICIAIS SEREM PROMOVIDOS SEJAM OS DE TEMPO QUE RECUPERARAM O TEMPO PERDIDO COM RELAÇÃO AS SUAS PROMOÇÕES, E VIMOS TAMBÉM OS DE CURSOS, SEREM PROMOVIDOS ANTES DO TEMPO QUE SERIAM POR DIREITO,QUE É O MEU CASO, COMO PUDE LER ACIMA UM DE TANTOS, QUE É 61 MIL, QUE SÓ TEM 14 ANOS DE PM, E JÁ FOI PROMOVIDO A 2º SARGENTO.QUER DIZER MELHOROU TUDO EM VISTA DO QUE ERA ANTES DO DECRETO ! ESSA COISA DE QUERER EXIGIR OS 3º SARGENTOS NO QUAL JÁ ESTÃO SENDO PROMOVIDOS A 2º SGT, RETROATIVIDADE A 11 DE JANEIRO DE 2012, COM CERTEZA É UM PEQUENA MINORIA,POIS HOJE VIMOS UMA POLICIA MAIS DEDICADA E SENTINDO UM GRANDE PASSO DE JUSTIÇA, VAMOS SIM CONCORDAR-MOS COM NOSSAS DEVIDAS PROMOÇÕES QUE ESTÃO ACONTECENDO , E LUTARMOS UNIDOS SEM DISPUTA DE ANTIGUIDADE, POIS ISSO NÃO NOS LEVARÁ A LUGAR ALGUM, VAMOS TRABALHAR-MOS PARA CONQUISTARMOS ,AO INGRESSO DO C.A.S QUE NOS DARÁ MAIS 30% AOS CURSADOS COMO EU SOU , E AOS DE TEMPO ,POIS NÃO PODEMOS ESQUECERMOS QUE PERTENCEMOS A MESMA INSTITUIÇÃO !!! VALEU DEPUTADO E SE FOSSE O SENHOR DEIXARIA AS COISAS TRANSCORREREM NORMALMENTE, E TENTARIA DAR DIREITO A TODOS OS 2º SGT PARA SEREM INCLUIDOS NO C.A.S COMO FORMA DE MELHORAR AINDA MAIS MOSSOS SALÁRIOS, E ASSIM OS 3°SGT SERIA FUTURAMENTE BENEFICIADOS, OBRIGADO E FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sgt BM ainda decepcionado...26 de maio de 2012 10:59

      o decreto agracia TODO sargento cursado que esteja sendo preterido... ou seja, 1º, 2º e 3º Sgt, não somente os 1º e 2º Sgt!!!infelizmente uma interpretação tendenciosa descaracterizou tal alcance. Ainda confio no poder legislativo para reverter esse quadro e cobrar uma ação imparcial que valorize a hierarquia. Fico muito feliz que os Sgt de tempo de serviço tenham sido agraciados com sua promoção; mas NADA deve ferir o princípio da HIERARQUIA. os cursados dedicaram seu tempo e esforço para galgar uma carreira e não podem perder a confiança em um regulamento justo!!!! Sr Deputado ainda confiamos em uma resposta das autoridades para resolver essa pendência.

      Excluir
    2. infelizmente nobre anônimo, deixar as coisas como estão não resolveriam as pendências de todos; também sou 3º Sgt Cursado e não fui promovido...o que se cobra é uma valorização da hierarquia; valorizar a mão de obra que se dedica à especialização e aperfeiçoamento também!

      Excluir
  74. Eu concordo sou 2º e fui promovido no dia 13 de maio de 2012, e estou satisfeito , peço Deputado que nos inclua no C A S , e concordo com colega acima,obrigado.

    ResponderExcluir
  75. Boa noite Deputado Zaquel Texeira, venho agradecer o senhor pois pude ler acima sobre um colega que é 3º sargento de curso ,e foi promovido no dia 13 de maio de 2012, a gradua ção de 2º sargento. Eu estou muito feliz pois também fui promovido à 2º sargento no mesmo dia 13 de maio de 2012 , e sei que se não tivesse o decreto do senhor eu ainda seria 3º sargento. e sou contra os colegas acima que estão pleiteando antiguidade, e criterio de especialização : isso não é verdade pois todos viemos do concurso de soldados e somos especializados perante a sociedade e a justiça. acho que devamos ser mais valorizados com um salário melhor e não colocarmos indiferenças entre nós pois somos todos sargentos aos olhos da hierarquia e disciplina. essa é a minha visão e creio da grande maioria, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a crítica do colega acima não representa a opinião da gramde maioria dos 3º sargentos; aqueles que foram agraciados com a promoção por causa da queda de interticio estão com ceteza muito felizes; porém aqueles que se esmeraram em progredir na carreira, que abriram mão do lazer, convívio com a família e vida particular, esses sim não estão satisfeitos com o atual quadro. todos têm o direito de reivindicar aquilo que é certo... ao nobre colega que já conquistou sua divisa parabéns; mas não queira "colocar areia" nos sonhos dos outros. os cursados só reivindicam seus direitos, nada mais! desculpe nobre deputado pelo desabafo, mas se fazia necessário!!!

      Excluir
  76. E GENTE , ACHO QUE AGORA SAO POUCOS VOTOS EM JOGO, VAMOS FICAR CHUPANDO DEDO MESMO

    ResponderExcluir
  77. Boa noite a todos, venho acompanhando todas essas indagações e questionamentos e sei que houve grande injustiça com os 3º sgts cursados, por isso que o caminho mais certo é a ação ordinária, em quanto os prejudicados ficarem aqui reclamando, nada será feito.

    ResponderExcluir
  78. Não entendi porque essa preterição é somente para quem é de curso, a lei retroagiu e como eu ainda não tinha o curso CFC confirmado, teve um monte de mais moderno que passaram minha frente(eu 60.000 e tem 69.000 promovido em janeiro), e o princípio da hierarquia? esse 69.000 entrou 5 anos depois de mim e como confirmou divisa, hoje é mais antigo.Porque não posso pedir ressarcimento de preterição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, passe mais informaçoes para que possamos pedir explicações aos comandos militares.

      Excluir
    2. CARO DEPUTADO, O DECRETO DO DIA 08/02, EM SEU ART. 5º DIZ O SEGUINTE: -“Os Policiais Militares e Bombeiros Militares de QUALQUER GRADUAÇÃO, com excessão dos Subtenentes , PROMOVIDOS EM DECORRÊNCIA DE QUADRO DE ACESSO”( ESTE PONTO DO ART. DEVERIA QUALIFICAR TODOS OS MILITARES QUE SÃO PROMOVIDOS POR MÉRITO INTELECTUAL, CONCURSADOS INTERNAMENTE, E NÃO SÓ OS 1º E 2º SGTs, OS QUAIS FORAM, REPITO FORAM PROMOVIDOS APÓS ENTRAR NO QUADRO DE ACESSO), “que forem ultrapassados por mais moderno, em suas graduações, pelo critério de tempo de serviço, serão promovidos em ressarcimento de preterição, a contar da mesma data dos promovidos pelo tempo de serviço, ficando excedentes sem ocupar vagas, não sendo necessário o cumprimento do tempo mínimo na graduação e serviço arregimentado para a promoção prevista neste artigo.”
      MAS ENTENDERAM QUE SÓ TERIAM DIREITO A PROMOÇÃO EM RESSARCIMENTO OS MILITARES QUE FORAM PROMOVIDOS POR ENTRAREM NO QUADRO DE ACESSO, MAS O VERBO "FORAM" NÃO ESTÁ NO DECRETO E ESTAMOS SENDO ULTRAPASSADOS POR MILITARES MAIS MODERNOS PROMOVIDOS POR TEMPO DE SERVIÇO EM NOSSA GRADUAÇÃO, QUEBRANDO ASSIM A HIERARQUIA, E NOS TIRANDO O MÉRITO POR TER NOS DEDICADO UM POUCO MAIS E ALCANÇADO A PROMOÇÃO POR CONCURSO INTERNO.
      ESPERAMOS QUE TODO ESSE MAL ENTENDIDO SEJA DESFEITO, CONTAMOS COM SUA AJUDA.
      OBRIGADO.
      3ºSGT BOMBEIRO MILITAR

      Excluir
    3. Já fizemos uma nova Indicação Legislativa para os promovidos em decorrência de conclusão de curso de formação, que corrige esse equívoco. Abraços

      Excluir
    4. MUITO OBRIGADO PELO RECONHECIMENTO DEPUTADO ZAQUEU TEIXEIRA. ESTAMOS JUNTOS COM O Sr. NESTA CAMINHADA.,3ºSGT BOMBEIRO MILITAR

      Excluir
    5. Caro Deputado, existe a possibilidade do senhor disponibilizar o texto desta nova indicação aqui no blog.
      obrigado.

      Excluir
  79. Muito obrigado deputado, contamos com o senhor para corrigir esse equivoco e pode ter certeza que seu esforço sera lembrado.

    ResponderExcluir
  80. Valeu Deputado Zaqueu, pela força e compreensão do nosso problema, que o erro seja finalmente corrigido. E o senhor deputado, cresce cada vez mais no nosso conceito, pois és uns dos poucos que realmente se preocupa com questão da valorização dos profissionais de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Muito obrigado.
    Sgt PM Marco

    ResponderExcluir
  81. BOA NOITE DEPUTADO ZAQUEU, HOJE TENHO CERTEZA POIS TRABALHO COM A RELAÇÃO PÚBLICA, QUE SÓ 2% DO EFETIVO DO BOMBEIRO E POLICIA MILITAR, ESTÃO SOLICITANDO QUE O SENHOR DÊ ANTIQUIDADE A ELES,MAS SE ELES OBSERVAREM , HOJE JÁ TEM NA TROPA 2º SARGENTOS CURSADOS COM APENAS 14 ANOS DE SERVIÇO,QUANTO OS DE TEMPO ESTÃO SENDO AGRACIADOS COM 19 ANOS DE SERVIÇO A 2º SARGENTO, E O SERVIÇO NO DIA-DIA É IGUAL ! QUE É MANTER A ORDEM PÚBLICA! O SEU DECRETO VEIO A BENEFICIAR A TODOS. PUBLICOU POR EXEMPLO UM 75 MIL NO BOLETIM DA POLICIA A GRADUAÇÃO DE 1º SARGENTO , QUE HOJE É PARA QUEM POSSUI 20 ANOS DE SERVIÇO. ANTIGAMENTE ANTES DO DECRETO ERA SÓ COM 25 ANOS . VALEU DEPUTADO , ÁS COISAS HOJE COMO ESTÃO ÉO CERTO.FICOU CERTO TANTO PARA O BOMBEIRO QUANTO PARA PM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRSRS...
      LEIA MAIS O BOLETIM...
      NO CBMERJ HOJE, TEM SUBTEN (SGT CURSADOS) COM MENOS DE 12 ANOS DE SERVIÇO.BOL CBMERJ DO DIA 29/05
      PRAÇAS Q AINDA IRÃO COMPLETAR 12 DE SERVIÇO ESTE MES...
      FAZER O Q? É DA VIDA...

      Excluir
    2. chega de paternalismo15 de junho de 2012 10:18

      12 anos subten porque correu atrás? fez por onde? se dedicou... buscou a melhoria? ah sim...
      Já os que ficam de braços cruzados em outras instituições (ou num passado não tão distante destas corporações)não iriam a lugar nenhum...
      A corporação faz o favor de promovê-los...reclamar de que?
      As promoções por mérito estão abertas a todos, a diferença é que ela não é uma fila de banco, quem chega primeiro vai primeiro, e sim conquistadas por aqueles que dão a contrapartida... alguém ser promovido "só porque tem tantos anos de serviço" já é um grande paternalismo. Não agrega valor profissional.

      Excluir
    3. vc estudou ou foi colocado no curso?

      Excluir
  82. tem gente que nao estuda e quer dar opiniao propria contra o que e certo , vai estudar e conseguir o exito merecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n vc estudou ou puxou saco?
      se estivesse estudado não daria ao trabalho de fazer um comentário maldoso , um abraço puxa saco bem sucedido.

      Excluir
  83. Não sei de onde são os que postaram por último, mas no CBMERJ o conceito "estudar" para cursar, foi por muito tempo subjetivo.
    A grande marioria que cursou há alguns anos eram peixões de Cel, esposas, amantes etc. Vê-se gente que mal escreve o nome, hoje graduada. Lembro-me que todos os que faziam as obras para o Cel Cmt. da EsBCS na época foram cursar... 90% das mulheres foram cursar nas primeiras oportunidades, mas curiosamente as feias e as honestas (que não deitaram) não conseguiram o mesmo êxito intelectual. Tinha um tal de CRSP onde rolou dinheiro para compra de gabarito, rolou dinheiro para entrar direto na relação de aprovados..etc. Quem é de dentro e estava por perto viu e sabe. Motoristas de Cel praticamente todos cursaram, ordenanças de gabinete... mas se alguns preferem ser inocentes, e pior, alguns sabem que vieram por falcatruas, mas batem no peito para dizer que são cursados. Parabenizo os que realmente cursaram superando inclusive essas sacanagens, esses 10% são heróis.
    TODOS OS FATOS SÃO APENAS FANTASIAS DA MINHA CABEÇA, NADA CORRESPONDE COM A VERDADE.

    ResponderExcluir
  84. Sou CABO cursado, ingressei na Corporação já nesta graduação, haja vista ser Técnico de Enfermagem (Auxiliar de Saúde/CBMERJ), na graduação de CABO, sou (era) mais antigo até que as praças de 1994, promovidas por tempo de serviço. Eu sempre fui mais antigo que as praças de 1997/1998/1999/2000 e 2002 que haviam sido promovidos por tempo de serviço, contudo HOJE estas mesmas praças que eram SOLDADOS quando ingressei na corporação, hoje são SARGENTOS, por tempo de serviço, logo EU, que CURSEI o CFC estou sendo ultrapassado por estes militares, logo, estamos corrigindo um injustiça e COMETENDO OUTRA! Porque os CABOS, sobretudo NÓS da QBMP 06 do CBMERJ, estamos sendo excluídos da promoção por ressarcimento de preterição? Será que o nosso mérito foi inferior ao dos SGTs cursados? Pq fomos desprestigiados neste decreto? Pq os militares que tb adentraram na corporação graduados (3º SGT TEM/CBMERJ) foram agraciados e nós CABOS não fomos?! Tenho certeza, prezado deputado que não era essa a vossa intenção qdo pensou neste decreto, mas arestas ainda podem ser aparadas, para que tenhamos uma maior justiça nele. Certo do sentimento de justiça que norteiam vossas decisões e no aguardo, se possível pelo email, de respostas à estas perguntas. Att. Luciano

    ResponderExcluir
  85. Boa noite deputado , gostaria de saber como fica os reformados , que se acidentaram no exercicio da função e firacam invalido, eles tem direito a promoção? Digo isso pq isso pode acontecer com qualquer um de nós, Obrigado

    ResponderExcluir
  86. Sr Deputado Boa tarde, gostaria de informação pois estou me sentindo leiga demais. Ingressei no CBMERJ em 1994 cursando 8 meses para sai formada cabo axe, fui promovida por tempo a 3º sgt em 2009, porem em 2010 não pude cursar CEFs este ano me inscrevi e na Vespéra da prova saiu em boletim meu inapto, isso quer dizer que não irei a segundo sgt? (pois solicitei na junta médica o parecer do inapto e ainda não obtive resultado, oq devo fazer) tel 21 9766036

    ResponderExcluir
  87. Deputado, sou segundo sargento por tempo de serviço e estou terminando o CAS, porem possuo 26 anos de serviço, o presente decreto até o momento apenas me beneficiou com a matricula automatica no CAS, pois anteriormente era um concurso interno com poucas vagas pois mesmo aprovado não fui clasificado no numero de vagas. Considerando que muitos 3ºSargentos foram promovidos a segundo e automaticamernte matriculados neste curso gostaria de saber se poderei ser promovido diretamente a Sub Tenente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO 2º SGT ANÔNIMO, ESSA POSSIBILIDADE NÃO EXISTE, POIS AS PROMOÇÕES OBEDECEM A UMA HIERARQUIA, VOCÊ TERMINARÁ O CAS, SENDO APROVADO, SUA DIRETORIA DE PESSOAL IRÁ DETERMINAR QUE SUA UNIDADE ENVIE A FICHA DE ALTERAÇÕES DE TODOS OS APROVADOS, PARA POSTERIOR INSPEÇÃO DE SAÚDE E DEPOIS PROMOÇÕES A 1º SGT, 01 ANO APÓS A PROMOÇÃO DE 1ºSGT VOCÊ ESTARÁ APTO A RECEBER UMA NOVA PROMOÇÃO, A DE SUBTEN.
      ESPERO QUE EU TENHA AJUDADO.
      BOA SORTE E SUCESSO.
      SGT BM

      Excluir
  88. Pois é caro amigo Deputado, com todas as suas boas intenções neste Decreto, parece que na PM só funciona para alguns mesmo. O CAS acabou !.... Super CAS, pois, foram 5 mêses só para não garantir os 30% antecipados, ou seja, se fosse isso, já estaríamos recebendo os 30% desde o final de outubro e um 13º melhor. Mas tudo bem, sabemos como é que é...! No entanto, e o pior de tudo, é ver as Promoções no BOL PM só para alguns contemplados....! Só olhar para ver - BOL PM 220 de 30 de Dez/2012. Achei estranho o que o colega disse acima no dia 18 de outubro 2012. " PROMOÇÃO OBEDECE A HIERARQUIA" onde....? Sei que o Senhor nada pode fazer, e nem o tais promovidos tenham culpa ! Mas quebrar o mérito na Promoção é como manchar a Ética e baixar a Moral dos restantes dos Sargentos concludentes do CAS. Ou promove todo mundo ou promove por ordem de nota (média final). Agora, promover à 1º Sgt sem critério...! Poxa...! O Erro começou antes, desde o início desse Decreto! e pelo que parece, ainda padece desse mal na PM.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia Senhor Deputado, gostaria de buscar um esclarecimento a respeito das promoções do cabos que não foram promovidos por tempo de serviço,hoje já é notória a diferença causada no quadro de promoções devido a redução do interstício,esses cabos de curso até agora não foram promovidos e os mais modernos que estes estão sendo promovidos por tempo de serviço,quebrando todo as regras previstas de hierarquia,o que vemos hoje é que quem estudou e é cursado, ate a presente data não foi beneficiado em nada,gostaria de saber o porquê que os cabos não foram promovidos pelo mesmo motivo dos sargentos de curso se os cabos também são de curso.Logo o mérito não é de quem estuda na corporação?Estamos andando para trás?Quem faz por merecer agora é tratado com desmérito?Gostaria de saber como recorrer a uma explicação que na corporação até agora não houve pessoas que pudessem esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente amigo anônimo nem todos os sgts cursados foram promovidos... os 3º sgts CFS não foram contemplados com o referido decreto!!! lamentável o entendimento das corporações!!!

      Excluir
  90. SGT BM paulo, sou 1°SGT por tempo de serviço,onde deveria ter feito CASES, mais fiz o CAS em 2010,pergunto ao sr° deputado após ser provado no curso,eu teria que que compor o quadro de acesso, mais o corpo de bombeiros não esta cumprindo o regulamento, de ser colocado no almanaque de 1°Sargentos e especialmente integrar ao quadro de acesso, sendo assim agraciado pelo decreto de sua autoria, pois também, após o curso passei a ser cursado, gostaria de uma posição do senhor ou do corpo de bombeiros.

    ResponderExcluir
  91. SGT BM paulo, sou 1°SGT por tempo de serviço,onde deveria ter feito CASES, mais fiz o CAS em 2010,pergunto ao sr° deputado após ser Aprovado no curso,eu teria que que compor o quadro de acesso, mais o corpo de bombeiros não esta cumprindo o regulamento, de ser colocado no almanaque de 1°Sargentos e especialmente integrar ao quadro de acesso, sendo assim agraciado pelo decreto de sua autoria, pois também, após o curso passei a ser cursado, gostaria de uma posição do senhor ou do corpo de bombeiros.

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Senhor Dep. Zaqueu Teixeira gostaria que me esclarecesse uma duvida e lei que fala sobre ressarcimento de preterição tambem vale para os militares promovidos por tempo de serviço ou so para cursados?

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde senhor deputado! Sou da turma "b" do CFS PMERJ 2006; primeiramente muito obrigado pelo o q o senhor tem feito por nos... se a situação da promoção não for corrigida, veremos a injustiça dos 56 e 57000 saírem 1° sgt na nossa frente, em uma total quebra de herarquia; e toda proposta de beneficiar quem estudou ou seja quem se dedicou para melhorar e co.seguentemente prestar um melhor serviço,vai por agua abaixo... Contamos com ajuda do sr para corrigir essa injustiça. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde senhor deputado! Sou da turma "b" do CFS PMERJ 2006; primeiramente muito obrigado pelo o q o senhor tem feito por nos... se a situação da promoção não for corrigida, veremos a injustiça dos 56 e 57000 saírem 1° sgt na nossa frente, em uma total quebra de herarquia; e toda proposta de beneficiar quem estudou ou seja quem se dedicou para melhorar e co.seguentemente prestar um melhor serviço,vai por agua abaixo... Contamos com ajuda do sr para corrigir essa injustiça. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde senhor deputado! Sou da turma "b" do CFS PMERJ 2006; primeiramente muito obrigado pelo o q o senhor tem feito por nos... se a situação da promoção não for corrigida, veremos a injustiça dos 56 e 57000 saírem 1° sgt na nossa frente, em uma total quebra de herarquia; e toda proposta de beneficiar quem estudou ou seja quem se dedicou para melhorar e co.seguentemente prestar um melhor serviço,vai por agua abaixo... Contamos com ajuda do sr para corrigir essa injustiça. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  96. boa tarde senhores se vc é plano de carreira e fez seu respectivo curso especial, vc tem direito a entrar no almanaque e concorrer ao quadro de acesso, pelo decreto 22169/96, então vc tem direito a ressarcimento de preterição também, como esta no decreto 22169/96, abraços a todos TEN CEL PM.

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde nobre Deputado! Eu sei que o Senhor olhou com bons olhos para esse problema de promoções na polícia e nos bombeiros, mas sou praça de 1993, tive a minha primeira oportunidade de fazer prova pra sargento com 13 anos de polícia, quando já era cb com divisa confirmada( nesse época tinha que fazer curso no CFAP pra confirmar a promoção de cb, já sendo cb), com 15 anos fui a 3ºsgt, com 19 anos fui a 2ºsgt, fiz o CAS e agora estou esperando fazer 20 anos pra ir a 1ºsgt... Agora! Pergunto eu ao Senhor! É justo? Já que o regulamento diz que "ANTIGUIDADE É POSTO" POLICIAS MODERNOS passarem a frente de tantos polícias mais " ANTIGOS" que pegaram a pior época na "POLÍCIA" serem motivo de "chacotas" e "brincadeiras" que com certeza o Senhor não ACEITARIA VINDO DE QUALQUER UM MAIS MODERNO QUE O SENHOR! Policias com 13 anos de polícia se achando mais merecedores que qualquer outro policial mais antigo por tempo... se o Senhor pesquisar irá ver que os policias que tem o RG 55,56.57 em diante não tiveram oportunidade de fazer provas, ficando por 13,14 e 15 anos sem poder fazer provas... Conto com sua atenção e respeito a sua decisão, sabendo que o seu desejo é a melhoria de nossas condições de trabalho e bem estar de "TODOS"! Muito obrigado e desculpe qualquer falta de minha parte...

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Senhor Deputado, Boa tarde! Depois de ler algumas perguntas e reclamações de alguns colegas que colocam de forma desrespeitosa e até com desmerecimento os 56 e 57000 como foi colocado, dizendo que será uma injustiça e quebra de hierarquia que esses saiam 1ºsgt na frente desses sgts de curso de 2006, me responda se o "CAS" é tido como curso, já que pra fazer o "CAS" é necessário fazer prova(todos fizeram o CAS sem prova) mas é tido como curso... É certo afirmar que o "CAS" nivela todos os sgts e passa a valer sim a antiguidade(TEMPO)? Me tire essa dúvida por favor! Obrigado...

    ResponderExcluir
  100. NÃO SEI SE ESTOU AJUDANDO, MAS NO CBMERJ O CAS É APENAS UM APERFEIÇOAMENTO, NÃO UM CURSO DE FORMAÇÃO, E NÃO VALE ANTIGUIDADE, A ANTUIGUIDADE CONQUISTADA ANTERIORMENTE, OU POR INGRESSO NA CORPORAÇÃO, OU EM CURSOS DE FORMAÇÃO É MANTIDA, TANTO QUE MESMO COM A CONCLUSÃO DO CAS, OS SGT´S NÃO ENTRAM NO QUADRO DE ACESSO DOS CURSADOS.

    ResponderExcluir
  101. amigo quadro de acesso todos tem direito cursados ou tempo de serviço,o que vc não sabe é que no decreto N°22166/96 em seu artigo 5° incisos 1 e 2 , vc tem que ter 2 anos de 1° sargento e entra no quadro de acesso e pode ser promovido por antiguidade e merecimento, além de falar no ressarcimento de preterição , que os comandantes estão descumprindo tanto na PM como no CBMERJ, todos somos plano de carreira até nós oficiais , fiz academia 3 anos, depois si aspirante, 2° tenente depois 1°tenente, depois capitão, só ai fiz um curso de aperfeiçoamento para sair major depois sai ten cel, agora vou fazer outro curso superior de comando,e os praças fazer o curso de aperfeiçoamento de sargentos para ser sub ten com 25 anos de serviço, olha sou ten cel pm com 20 anos de serviço, alguma coisa esta desigual , sr deputado esta tudo errado, na verdade a piramide na PMERJ e no CBMERJ esta de cabeça para baixo, abraços a todos , TEN CEL PM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom Ten Cel PM, então tem alguma coisa diferente acontecendo no CBMERJ porque num exemplo prático, um BM é promovido a 2º Sgt com 16 anos de serviço, conforme o decreto do dia 11/01/2012, fará o CAS e só será promovido a 1º Sgt com 20 anos de serviço, enquanto um Sgt promovido por curso de Formação, será promovido com 3 anos na graduação, conforme o decreto do dia 07 ou 08/02/2012, não me recordo o dia. o 1º Sgt do temp serviço será promovido a SubTen com 25 anos de serviço, enquanto o "cursado" entraá no quadro de acesso e será promovido com 2 anos na graduação.
      Não sei se é o certo, mas é isso que está acontecendo no CBMERJ

      Excluir
    2. SGT BM GILBERTO PENA13 de fevereiro de 2013 06:34

      O CAS É CURSO SIM !!!! SÓ NÃO É FEITO ATRAVÉS DE CONCURSO! HOJE TODOS COM PRÉ REQUISITOS QUE OS HABILITEM, SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO, ANTIGAMENTE TERIAM QUE PRESTAR CONCURSO INTERNO PARA FAZER O APERFEIÇOAMENTO O QUE GERAVA INCLUSÃO NO QUADRO DE ACESSO POSTERIORMENTE MESMO SENDO PROMOVIDO POR TEMPO DE SERVIÇO. MAS ESTE REGULAMENTO NÃO FOI SUPRIMIDO PELO DECRETO E ESTA DEFINIDO POR ATO ADMINISTRATIVO.

      Excluir
    3. com certeza o CAS é curso , pois todos os sargentos, tem que fazer tanto cursados como tempo de serviço. todos são nivelados pelo mesmo curso . por isso digo que tanto cursado no CFS ou por tempo de serviço precisão do CAS para serem promovido a 1° sargento , todos que fazem CAS tem direito a ressarcimento de preterição.
      TEN CEL PM.

      Excluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Muito bom... Obrigado por me esclarecer esse ponto que o CAS não é curso e sim um aperfeiçoamento... mas sem fazer a prova e o curso? Vc fica para traz, mas tudo bem! Mas como bem disse o nosso amigo Cel... A pirâmide está de cabeça para baixo mesmo! Como que tanto como ele, eu tenho 20 anos de policia, "Porque apenas um pequeno grupo está sendo beneficiado de forma absurda, chagando um policial com apenas 10, 11 ou 12 anos já está saindo sub tem, não que não seja bom pra ele! é ÓTIMO! Mas está acontecendo algo muito "GRAVE" A TROPA ESTÁ RACHADA, DESUNIDA E POSSO ATÉ DIZER QUE DISPUTANDO ENTRE SI! "NENHUM REINO (GOVERNO) RESISTI DIVIDIDO!" São esses de curso que agora batem no peito e dizem que é uma injustiça e quebra de hierarquia que policias mais antigos que chegaram aqui bem antes que eles sejam promovidos antes deles! Eu quero que fique bem claro uma coisa! Não me importa se eles serão promovidos ou não! O que me importa é que todos sejam beneficiados e que acabe essa briga de vaidade! essa polícia muda! Já mudou muito e ainda vai mudar! Boa sorte a todos e obrigado Cel e ao outro companheiro que responderam as minhas poucas linhas... Obrigado! Forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SGT BM GILBERTO PENA13 de fevereiro de 2013 05:58

      O CAS É CURSO SIM !!!! SÓ NÃO É FEITO ATRAVÉS DE CONCURSO! HOJE TODOS COM PRÉ REQUISITOS QUE OS HABILITEM, SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO, ANTIGAMENTE TERIAM QUE PRESTAR CONCURSO INTERNO PARA FAZER O APERFEIÇOAMENTO O QUE GERAVA INCLUSÃO NO QUADRO DE ACESSO POSTERIORMENTE MESMO SENDO PROMOVIDO POR TEMPO DE SERVIÇO. MAS ESTE REGULAMENTO NÃO FOI SUPRIMIDO PELO DECRETO E ESTA DEFINIDO POR ATO ADMINISTRATIVO.

      Excluir
  104. boa noite a todos eu acho que o deputado não entra mais nesse blog, ele não responde nenhuma pergunta, abraços a todos. policial descontente.

    ResponderExcluir
  105. boa noite vou deixar meu depoimento aqui, tenho 23 anos de policia, e nunca vi uma policia tão rachada entre cursados e tempo de serviço, conversei com um amigo bombeiro com 22 anos de casa ele é tempo de serviço e também me disse que tem uma tropa rachada , entre cursados e tempo de serviço, esse decreto criou um racha na policia e no bombeiro,acho que as tropas divididas vai dar merda, senhores comandantes vamos rever esse decreto e acabar com esse racha,meu amigo me disse que no bombeiro até 3° sargento tem que fazer faxina que é função do elemento de execução,quer dizer cabo e soldado, depois quero ver se essas duas corporações der um racha de vez; se alguém vai resistir em seus cargos, se sabem o que esta acontecendo e não fazem nada, coitada da população que tem duas policia e dois corpo de bombeiros os dos cursados e do tempo de serviço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo por causa do decreto de ressarcimento de preterição só para cursados, tempo de serviço que ultrapassa tempo de serviço tem que ter ressarcimento também, como mais moderno de graduação vai ficar subordinado a mais moderno que passou a sua frente porque tem mais tempo de serviço do que o mais antigo na graduação, igualdade entre cursados e tempo de serviço no ressarcimento de preterição

      Excluir
    2. QUISERAM DAR UM "CALA BOCA" PRA TROPA E SE ATRAPALHARAM, GERANDO ESSA ZORRA TODA E DIVIDINDO A TROPA, NA GUERRA É ASSIM QUE SE FAZ, DIVIDIR PRA ENFRAQUECER E CONQUISTAR, ESTAMOS EM GUERRA?

      Excluir
    3. Pra vcs verem uma coisa, como sempre existiu duas polícias... Um Oficial como o amigo Cel que respondeu as minha questões anteriores disse ele ter 20 anos de serviço... como ele reagiria se um Cap com 10 anos de serviço por qualquer força do destino, já estivesse colado a ele e sendo tbm um Ten Cel, sendo que ele tem 20 anos e o seu companheiro com 10 anos... "MEUS AMIGOS! ISSO NUNCA VAI ACONTECER NESSA POLÍCIA E NEM EM NENHUMA OUTRA DE QUALQUER GALÁXIA!" UM OFICIAL COM 10 ANOS DE POLÍCIA JÁ É CAPITÃO E COMO QUE UM ASPIRANTE QUE SAIU AGORA DA ACADEMIA VAI TER A PRETENSÃO DE SE QUER ESTAR OMBRO A OMBRO COM UM Capitão e um Capitão já ser promovido a Ten Cel? Na prática foi o que aconteceu com os praças... Será que em vez de ficarmos aqui reclamando e demonstrando a nossa insatisfação? Não seria a hora de procurarmos ver a legalidade desse decreto e entrarmos com um mandado de segurança e resolvermos logo esse negócio de uma vez por todas? Fica a ideia... Forte abraço a todos!

      Excluir
    4. SGT BM GILBERTO PENA13 de fevereiro de 2013 08:06

      DECRETO Nº 22.169 DE 13 DE MAIO DE 1996
      DISPÕE SOBRE PROMOÇÕES DE PRAÇAS, POR
      TEMPO DE SERVIÇO, NA POLÍCIA MILITAR E NO
      CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO
      DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
      Art. 5° -.. Os Sargentos que, de acordo com as presentes normas, forem promovidos por tempo de
      serviço, poderão também, na nova graduação, integrar ar Quadros de Acesso por Antiguidade e por
      Merecimento, desde que, possuindo, pelos menos o CEFS, e o respectivo Curso de Aperfeiçoamento quando
      for o caso, satisfaçam as demais exigências contidas nos respectivos Regulamentos de Promoção de
      Praças, estando compreendidos,, como excedentes, nos respectivos limites quantitativos de antigüidade
      para fins de composição de Quadro de Acesso (QA).
      Art. 6º - Para que possam habilitar-se às promoções por tempo de serviço, ou integrar Quadros de
      Acesso, os Cabos e os 3° Sargentos promovidos a estas graduações por bravura, ou de acordo com o
      Decreto n° 10.078, de 02.07.87 e artigo 1 °, do Decreto n° 16.927, de 31.10.91, e outros, que porventura
      também não possuam os respectivos cursos de formação, deverão ser matriculados nos próximos CEFC e
      CEFS, respectivamente, assim como os 2° ,e 1 ° Sargentos deverão ser matriculados no próximo Curso de
      Aperfeiçoamento,

      Excluir
    5. bom dia venho aqui requerer a minha promoção por ressarcimento de preterição, sou por tempo de serviço, fiz CAS em 2010, a turma de cursados de CFS de 95, quando eles cursavam para sargentos eu já era 3° sargento, na promoção para 2° sargento eles me passaram , pois caiu o interstício para cursados de CFS para 4 anos e eu tive que cumprir 5 anos, mais fizemos CAS juntos e agora eles vão ser promovidos em 21 de março na minha frente, que preterição é essa?quer dizer sou mais antigo do que eles de sargento e ainda vou ficar para traz,só estou esperando a promoção deles e do sargento que dá base para eles serem promovidos que não sai o nome dele no boletim, será que existe esse sargento ou mais uma vez o CBMERJ, voltou a seu tempo antigo que promoção só para peixes?será por isso que nosso comandante veio da reserva remunerada?1° sargento BM de 90.

      Excluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia mandato de segurança já, temos que procurar o pessoal do SOS PM E SOS BM, para ver se temos base jurídica , mais se tem preterição para cursados tem que ter para tempo de serviço, afinal de contas pela constituição todos somos iguais, mais nisso o nosso glorioso Governador não observou, isso se ele respeita a constituição.policial descontente.

      Excluir
    2. senhores no CBMER tem um 1°SARGENTO /83 que foi promovido em 21 de março de 2012 e agora vai sair sub tem bm . que hierarquia é essa , pois ele vai utra passar a turma de 88/89/90, que foram promovidos a primeiro SARGENTO BM em 11 de janeiro de 2012. ressarcimento de preterição só para os cursados de cfs de 95. que são sargentos mais modernos dos que os militares de tempo de serviço das turmas citadas a cima 88/89/90.
      mais esse militar que escondem o nome dele vai ter que ser promovido, ai sim vamos fazer requerimento solicitando nossa promoção em ressarcimento de preterição , dando defirido tudo bem, indeferido vamos entrar na justiça contra o CMT GERAL E O CEL BM EDSON SENRA. diretor da comissão e promoção do CBMERJ. juntos somos fortes justiça neles.
      1° SGT BM 90

      Excluir
  107. modelo de requerimento para tempo de serviço promovido a 1°sgt em 11 de janeiro de 2012,por satisfazer requisitos , solicito minha inclusão no quadro de acesso e ser enumerado no almanaque de praças. legislação que me amparo art 5° e incisos 1° e 2° do decreto lei n° 22169/96 e suas alterações 23.673/97 e 43.411/12 combinado com artigo 5° da C.F /88. enviar requerimento para SPC.

    ResponderExcluir
  108. amigos cade o deputado para comentar nossos tópicos.

    ResponderExcluir
  109. esse blog é furado, o deputado abandonou ele , pois não aceita criticas e viu que meteu os pés pelas mãos e criou uma guerra entre cursados e tempo de serviço dentro da PMERJ e CBMERJ. com a palavra senhor deputado Zaqueu Teixeira.policial descontente.

    ResponderExcluir
  110. Devo salientar que muitos sargentos "jurunas" talvez por alguns impedimentos, não tiveram oportunidade de prestar concurso de "prova fácil" ao qual os sargentos hoje cursados puderam ser beneficiados. Sou cursado felizmente! Fui beneficiado com tempo e oportunidade para cursar e não me considero melhor intelectualmente do que muitos companheiros não cursados, simplesmente estes companheiros neste atual momento não criaram a situação para desenvolver esta etapa no seu aperfeiçoamentos, mesmo assim contam com meu respeito aprendo muito com eles no meu dia a dia. Gostaria que esse decreto fosse justo para ambos em plenitude, infelizmente nem Jesus agradou a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc esta certo, mais aqui estamos falando em igualdade de todos , todo os sargentos que fizeram CAS , tanto faz CFS OU tempo de serviço, colocado pelo amigo sarcasticamente por jurunas , tem direito a ressarcimento de preterição, pois o juruna se igualo a vc cursado.
      TEN CEL PM

      Excluir
    2. Parceiro NUNCA SERÁ TEN CEL PM escrevendo igual analfabeto!!! Se mata juruna FDP!!! Ressarcimeto de preterição é o c..., JURUNA tem que ir no máximo até Cabo! Igual antigamente... Seria até melhor para a administração teriam mais CB e SD que são elementos de execução!!! Com de 30 anos dá uma divisa de tercereba pra ele e tá bom demais... O que não pode é semi-analfabeto mandar em gente com nível superior!!!

      Excluir
    3. infelizmente vc é um recalcado, só não vou me identificar para vc, pois vou ser perseguido pelo CMT GERAL, se vc for homem de se identificar eu me identifico e vou colher os frutos.
      mais como vc não é homem, deixa quem sabe na próxima, vida vc venha mais humilde, vc não pode passar de sargento, pois dar poder a um merda como vc , seria deixar a policia entregue a merda.
      tenho jurunas em meu BPM com nível superior e não um merda como vc. TEN CEL PM 50 mil, sou dessa turma seu merda.

      Excluir
    4. valeu ten cel pm esculacha esse merda.
      sub ten pm.

      Excluir
    5. esse sargento deve ter sido indicado por algum colega seu TEN CEL PM. pois o mesmo é um militar recalcado , não deve ter o segundo grau antigo. pois se tive-se nível superior ele não redigiria um texto com tanto erro ortográfico, saberia onde colocar pontos e virgulas.
      MAJ BM QOA 83.

      Excluir
  111. tome uma posição deputado, está ficando feio para o senhor aqui, cade seu assessor que não leva nossas perguntas ao senhor.
    é melhor excluir o blog.

    ResponderExcluir
  112. no dia 20 de fevereiro terá uma reunião na comissão e promoção do CBMERJ para indicar promoção de militares por tempo de serviço e por ressarcimento de preterição, ESPERO QUE ELES INDIQUEM A TURMA DE 90 QUE FOI POR TEMPO DE SERVIÇO E FEZ CAS EM 2010,PARA PROMOÇÃO EM RESSARCIMENTO DE PRETERIÇÃO, POIS TEM MILITAR NA GRADUAÇÃO DE 1° SARGENTO MAIS MODERNO, MAIS COM TEMPO DE SERVIÇO MAIOR ULTRAPASSANDO A GENTE, POIS SERÁ SUA PROMOÇÃO EM 21 DE MARÇO DE 2013, E ESSES MILITARES FORAM PROMOVIDOS A 1° SARGENTO EM 21 DE MARÇO DE 2012, QUER DIZER MAIS MODERNO QUE A NOSSA TURMA DE 90 QUE FOI PROMOVIDA A 1° SARGENTO EM 11 DE JANEIRO DE 2012, TAMBÉM FIZEMOS CAS E TEMOS DIREITO A ESTA PROMOÇÃO POR RESSARCIMENTO DE PRETERIÇÃO. 1° SARGENTO BM 90.

    ResponderExcluir
  113. ressarcimento de preterição para todos que fizeram cursos, inclusive CAS, pois é curso, pois se vc não fizer o CAS não sai de 2° sargento.

    ResponderExcluir
  114. Meus amigos! Já perceberam que nada é realmente de graça? Porque abrir as porteiras e dar essa chuva de promoções? Porque dividir a tropa? Depois de tanto tempo abrir os cursos e promover tantos por tão pouco? Antes Soldados, que agora são "SARGENTOS DE CURSO" Gostão de ser chamados assim! Cobram com tanta veemencia a continência!!!! Senhores! Vamos abrir os olhos! tanta revolta e chacotas entre nós! Dá uma olhada no quadro dos oficias e vê se tem algo semelhante? Já perceberam à quanto tempo não há promoções de "PRAÇAS" no boletim? Mas perceberam que sempre há na parte que diz respeito aos oficias? Eles são unidos!!! Vamos deixar que uns poucos nos tirem do caminho certo? Vamos deixar as vaidades de lado e pensar como num todo? "JUNTOS SOMOS FORTES" Avitória de um é de todos! PENSEM NISSO! FORTE ABRAÇO A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  115. senhores começou a nossa luta na alerj, juntos somos fortes, ressarcimento de preterição só para cursados de CFS, deixou a tropa com sede , querendo ser respeitada como os cursados de CFS são, juntos somos fortes até a vitória final,.DEP Geraldo Pudim , esse é macho prendeu Coronel Bombeiro espionando na alerj, parabéns DeP Geraldo Pudim .
    1º sgt bm 90.

    ResponderExcluir
  116. SOU SARGENTO DE CURSO, OU SEJA (CFS), PRESTEI UM CONCURSO EM 2006 PARA O CFS, DISPUTANDO 300 VAGAS PARA SGT COM 19 MIL PPMM, E FUI UM DOS FELIZARDOS DE TER PASSANDO E TER FEITO UM CURSO DE UM ANO NO CFAP PARA PODER SAIR SARGENTO, OS CABOS PM QUE POSSUIA O RG 55 MIL, PASSARAM DE CHAMAR DE SENHOR, POIS EU ERA SARGENTO E ELES ERAM CABOS, E HOJE SOU 2º SGT E ELES SAÍRAM 1º SGT COM O BENEFÍCIO DO NOVO DECRETO DE PROMOÇÕES, OU SEJA, VIREI MOTIVO DE CHACOTA, POIS NÃO TENHO DIREITO DE SER PROMOVIDO E MANTER MINHA ANTIGUIDADE, PELO FATO DO ART. 5º DO NOVO DECRETO FALAR SOMENTE DOS MILITARES DO QUADRO DE ACESSO E NÃO DE CONCLUDENTES DE CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS.

    ResponderExcluir
  117. SENHORES VEJAMOS , ESTAMOS BRIGANDO POR CAUSA DE UM DECRETO QUE FOI CRIADO PARA DESUNIR A TROPA E NOS AFASTAR DO NOSSO FOCO. QUE É DIGNIDADE DE SALÁRIO E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO VEJAMOS ALGUNS DEPOIMENTOS NA PAGINA DO SOS BOMBEIROS.JUNTOS SOMOS FORTES MAIS BRIGANDO POR SER SUPERIOR HIERARQUICAMENTE SOBRE OS OUTROS ESTAREMOS DERROTADOS E GANHANDO ESSE SALÁRIO QUE TEMOS QUE FAZER BICO E NÃO NOS PREPARAR PARA O COMBATE.
    senhores vamos a luta, pois a chefia esta dividindo a tropa, veja só um exemplo:a turma de cfs de 95 vai ser promovida a sub, pois um único militar por tempo de serviço vai sair sub ten,e veja o militar é de 83.esse mesmo militar vai ultrapassar a turma de plano de carreira de 90, ferindo a hierarquia, mais a chefia não considera este fato, ai o que acontece gera um racha nos quarteis entre plano de carreira e cursados de cfs, por isso eu digo sempre lutei e continuarei lutando por condições de trabalho e sobrevivência de minha família. bico não é salário, pois os militares com dispensa médica e reformados e reserva remunerada estão fora, vamos lutar em primeiro lugar para reintegração dos nosso irmãos excluídos covardemente pela chefia, e ai sim lutar por melhores condições de salários e trabalho, juntos somos fortes.
    assinado: bombeiro justo.
    29 de março de 2013 09:16

    ResponderExcluir
  118. senhores no CBMER tem um 1°SARGENTO /83 que foi promovido em 21 de março de 2012 e agora vai sair sub tem bm . que hierarquia é essa , pois ele vai utra passar a turma de 88/89/90, que foram promovidos a primeiro SARGENTO BM em 11 de janeiro de 2012. ressarcimento de preterição só para os cursados de cfs de 95. que são sargentos mais modernos dos que os militares de tempo de serviço das turmas citadas a cima 88/89/90.
    mais esse militar que escondem o nome dele vai ter que ser promovido, ai sim vamos fazer requerimento solicitando nossa promoção em ressarcimento de preterição , dando defirido tudo bem, indeferido vamos entrar na justiça contra o CMT GERAL E O CEL BM EDSON SENRA. diretor da comissão e promoção do CBMERJ. juntos somos fortes justiça neles.
    1° SGT BM 90

    ResponderExcluir
  119. Senhores, tomei conhecimento que no Bol PM 072 de 19 abril 2013, um 1º Sgt PM foi promovido a Sub ten, retroativo a 28 dez. de 2012 (término do CAS). No entanto, esse 1º SgtPM, foi promovido á 1º Sgt em 08 dez. 2012 (por bravura)e estava cursando o CAS,terminando o mesmo em 28 dez 2012(inclusive figurando como 2º SGT PM). Não teria ele que aguardar tb o intertício de um ano, para promoção de Sub, uma vez que no Decreto não pode haver promoções simultâneas ?

    ResponderExcluir
  120. furo no CBMERJ
    a comissão e promoção do CBMERJ diz que plano de carreira não tem direito a ressarcimento de preterição. mais não é o que mostra o diario oficial do rio de janeiro . veja esse exemplo:ATOS DO COMANDANTEGERAL
    DE 21.03.2011
    PROMOVE no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o que determina o Decreto nº 22.169/96, modificado pelo Decreto nº 23.673/97, os militares abaixo, na forma que se segue:
    Para 3° Sargento BM, a contar de 18 de janeiro de 2006:
    Cb BM Q02/91 WALDIR CAVALCANTI DOS SANTOS, RG 14.956.
    veja o que diz o boletim sedec de do dia 13 de maio de 2013. esse mesmo militar citado acima promovido pelo decreto 22169 pelo temo de serviço. sendo promovido a 2º sgt bm em ressarcimento de reterição: BOLETIM DA SEDEC/CBMERJ Nº 085
    RIO DE JANEIRO, 13 DE MAIO DE 2013
    DE 07.05.2013
    PROMOVE no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, de
    acordo com os arts. 9º e 17 do Decreto nº 4.582/81, o militar abaixo, em ressarcimento de
    preterição, tendo como referência o Processo nº E-27/023/007/2013, na forma que se segue:
    PARA 2º SARGENTO BM, A CONTAR DE 18 DE JANEIRO DE 2011:
    NA QBMP/2 - CONDUTOR E OPERADOR DE VIATURAS:
    3º Sgt BM WALDIR CAVALCANTI DOS SANTOS, RG 14.956.
    caiu por terra a tese da comissão e promoção que´promovidos pelo decreto 23169 não tem ressarcimento de preterição. justiça neles juntos somos fortes.

    ResponderExcluir
  121. senhores mais uma do CBMERJ no comando do srº° secretario de Estado e defesa civil. CEL BM Sérgio Simões, uma bagunça mesmo.
    um militar de nome Marcelo Ferreira Ribeiro rg 21305, esse militar foi ouvinte do curso de formação de sargentos de 2005, mais não se formou pois não houve vaga para o mesmo e nem ficou os meses todo no curso, porque ele estava acima das vagas.foi promovido a 3° Sargento bm pelo decreto 22169/96 no diário oficial de 03 de maio de 2012 a contar de 03 de maio de 2012.mais este militar colocou na justiça sua causa, o juiz entendeu que elefez o curso. que ele nãoterminou e nem se formou mais foi validado por liminar. foi promovido em ressarcimento de preterição ,a 3° sargento bom a contar de 2005, foi a segundo sargento a contar com a suposta turma que ele não se formou, foi promovido a primeiro sargento em ressarcimento de preterição a contar de 11 de janeiro de 2012, sem fazer curso de aperfeiçoamento de sargento, foi promovido a SUB TEN BM a contar de 21 de março de 2013, tudo em ressarcimento de preterição no boletim SEDEC 085 de 13 do 05 de 2013. onde no dia 14 de maio de 2013 o CFAP Reconheceu que o mesmo não possui curso de formação de sargentos nem o curso de formação de sargentos especial, não tem CAS e nem matricula no CFAP esse militar tem boletim SEDEC 086 de 14 de maio de 2013. senhores é só ser peixe do sr° Coronel Simões que pode tudo no CBMERJ, enquanto isso o 1° sargento do plano de carreira que foi injustiçado por esse militar e mais um outro militar Paulo Nazareth de Oliveira rg 7818, promovido a 1° sargento a contar de 21 de março de 2012, sendo mais moderno de 1° sargento do que a turma promovida a 1° sargento a contar de 11 de janeiro de 2012, só que plano de carreira decreto 22169/96, onde o arts. 9º e 17 do Decreto nº 4.582/81, o militar abaixo, em ressarcimento de preterição esta bem claro, onde o senhor Coronel Edson Senra, que não gosta do plano de carreira, entende que não vale para o caso que serve para os cursados que quando o militar for ultrapassado por militar mais moderno promovido pelo decreto 22169/96, tem ressarcimento de preterição a contar da data de promoção do mais moderno . no CBMERJ uma bagunça no Comando do SR° CEL Sérgio Simões para ser promovido tem que ser puxa saco dele e do Coronel da SPC Edson Senra.

    ResponderExcluir
  122. No Bol PM 072 de 19 abril 2013, o 1º Sgt PM RG 47.374 Rubens Tavares da Silva, foi promovido a Sub ten, (Por Tempo de Serviço) e sua promoção retroativa a 28 nov. de 2012. Foi quando o CAS terminou. Ele foi promovido á 1º Sgt PM, em 08 nov. 2012- ( bravura). Se ele tem mais de 25 anos, pq os demais que tb possui, não foram promovidos?

    ResponderExcluir
  123. Alguém pode me explicar o porquê da exclusão dos subtenentes no art. 5º? Grato.

    ResponderExcluir
  124. DEVE SER PORQUE NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE UM SUBTEM SER ULTRAPASSADO POR OUTRO MAIS MODERNO, TENDO EM VISTA QUE ESTA GRADUAÇÃO É O "ÚLTIMO GRAU" DAS PRAÇAS, NÃO HAVENDO COMO SER ULTRAPASSADO POR OUTRO QUE TENHA SIDO PROMOVIDO A 2º TEN POR TEMP SERVIÇO, NÃO EXISTE ESSA SITUAÇÃO, DEVE SER SÓ POR ISSO...RSRSRS.

    ResponderExcluir
  125. boa noite a todos!! me tirem uma duvida... e o caso dos QBMP 06 do CBMERJ?? pois ja entramos cabos e mesmo assim temos q esperar o mesmo tempo que aqueles que entram soldados para ir a 3 sargento. por que não há um tempo menor, ja que somos cabos cursados?

    ResponderExcluir
  126. é porque o decreto versa sobre tempo de serviço total, não tempo na graduação.

    ResponderExcluir
  127. Bom Teremos promoções em julho para todos que tenha o CAS?
    Será que o CBMERJ Vai presentiar á Nossa Tropa?

    ResponderExcluir
  128. Boa noite deputado, sou soldado de 2002, e cabo cursado da turma de 2005, e quando me formei passei a ser cabo mais antigo que as turmas de 98,99 e 2000, mas com essas mudanças fui ultrapassado por todos e ainda sairao 2º sargento na minha frente, me pergunta é? Tenho o direito a promoçao por ter saida cabo cursado na frente de todos, ou realmente tenho q aguardar minha promoçao a 3º sargento em abril de 2014 junto com todos da minha turma, q ainda nao confirmaram divisa de cabo? Aguardo retorno por email, gurjao12@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. será que dessa vez vai publicar

    ResponderExcluir
  130. Isso só mexe de uma mesa para outra. Queremos uma resposta concreta.

    ResponderExcluir
  131. alguém sabe informar quando será a promoção de sub tenente para quem fez o cas terminado em 28 de novembro de 2012. da polícia militar.

    ResponderExcluir
  132. depende...
    do tempo de serviço, se vc não é cursado...
    ou do interstício, caso seja cursado.

    ResponderExcluir
  133. Gostaria de fazer uma pergunta sou praça de 1990 fiz CAS em 2010 sou 1ºsgt de Janeiro de 2012 por tempo de serviço como um outro primeiro Sgt do CAS de 2012 promovido a primeiro em junho/2012 sendo praça 1983 vai me passar a frente e a tal famosa hierarquia gostaria que me indicassem onde esta a lei que dis que mesmo eu ainda nao tendo 25 anos este militar poderar me ultrapassar?

    ResponderExcluir
  134. CARO DEPUTADO ZAQUEU TEIXEIRA, SOU SEU CONTERRANEO DE QUEIMADOS E SEU ELEITOR, VENHO ATRAVES DESTA PEDIR QUE O SENHOR ME EXPLIQUE COMO UM PM RG51112 JORGE LUIZ DE SOUZA ALVES , DO 39 BPM PROMOVIDO A SUB. TEN EM 28 DE NOVEMBRO DE 2013 , SE ESTE MESMO POLICIAL SAIU 1º SGT EM 28 NOV. DE 2012 , E EU SOU 1º SGT DESDE 23 DE MAIO DE 2012.

    ResponderExcluir
  135. Bom TARDE! SRs deputados.
    onde se lê. "promovidos em decorrência de quadro de acesso" leia se. promovidos por pertencer ao quadro de acesso.
    Bastaria isso para q uma enorme injustiça seja çorregido pois da forma como consta sou 1sgt t e estou excluídos da promoção por ressarcimento de preteriçao
    onde se lê. ". Cabe ressaltar q somos cursados como os 1 sgt e.Pergunto, porque os segundo sargentos não podem ser ultrapassados na antiguidade por mais modernos e nos podemos se somos cursados igual a eles. Espero ter conseguido colocar para o senhor oque está acontecendo e que o senhor possa olhar com carinho por nos 3°sargentos que somos os mais prejudicados. Desde ja o meu muito obrigado!Primeiramente meu bom dia! SR deputado.
    onde se lê. "promovidos em decorrência de quadro de acesso" leia se. promovidos por pertencer ao quadro de acesso.. Desde ja o meu muito obrigado! militares podem ser ultrapassados na antiguidade por mais modernos e nos podemos se somos cursados igual a eles. Espero ter conseguido colocar para o senhor oque está acontecendo e que o senhor possa olhar com carinho nos Desde ja o meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
  136. Primeiramente venho te agradecer pelo empenho em ajudar ao próximo e solicitar que determine a promoção por ressarcimento de preterição dos cabos promovidos no bolpm 050 de 16/03/2007 do CFC-1/2006 a contar de 12 de Março de 2007. Que foram ultrapassados pelos cabos promovidos após, e só estão sendo promovidos quando são alcansados pelos praças da mesma turma de soldado. desde já agradeço a compreensão!

    ResponderExcluir
  137. Boa tarde Deputado, com a atual situação da PM e do BM, desse aumento que só vai começar a partir de 2015, não seria interessante uma nova lei de promoções diminuindo para 3 anos cabo e 6 anos 3º SGT, para que pelo menos com 6 anos de serviço possamos ter um salario suficiente para alimentar as nossas famílias como informa o DIEESE?

    ResponderExcluir
  138. BOA TARDE SRº DEP ZAQUEU TEIXEIRA SOU PM DA TURMA DE 1995 E JA TENHO 19 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO NA CORPORAÇAO, SOU 2 SGT PM POR TEMPO DE SERVIÇO COM CAS E NAO ESTOU INCLUIDO NA RELAÇAO DE PROMOÇAO DE NOVEMBRO DE 2014, POIS JA TEM 1 SGT PM MAS MODERNO QUE EU NO RG SENDO INDICADO PARA SUB TEN PM, NO BOLPM 123 DE 2014 O 1 ºSGT 57.734 ESTA SENDO INDICADO PARA SUB TEN PM OU SEJA ELE E MAS MODERNO QUE EU, E VAI SER PROMOVIDO A SUB TEN PM, ENQUANTO EU CONTINUO 2 SGT PM AGUARDANDO A BOA VONTADE DA CORPORAÇAO PARA ME INDICAR SE O SENHOR PODER TIRAR AS MINHAS DUVIDAS EU LHE AGRADEÇO.

    ResponderExcluir